CUIDADO: Você pode perder sua CNH se tiver essa única infração
Para quem já tirou a carta de motorista sabe o quão trabalhoso e cansativo é, então fique atento para não ter a sua CNH suspensa com apenas uma única infração, que são muitas vezes graves e criminosas.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estipulou um número máximo de pontos que os motoristas podem ter em suas carteiras de motorista, que dependendo da gravidade da infração, os pontos e as multas são maiores ou menores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, o que algumas pessoas ignoras são as infrações suspensivas, que além de ser considerado um erro no trânsito, também são crimes, que podem levar até a prisão.
“A penalidade de suspensão da CNH, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, é a perda temporária do direito de dirigir. Sempre que estiver nessa situação, o condutor terá que cumprir o prazo de suspensão e fazer o curso de reciclagem para então poder voltar a dirigir”, explicou Eliane Pietsak, especialista em trânsito.
Confira quais são as infrações que levam a suspensão imediata da CNH, que varia de dois até oito meses na primeira vez e de oito até 18 meses em caso de reincidência:
- Dirigir sob efeito de álcool ou substância psicoativa
- Dirigir ameaçando a segurança dos pedestres
- Disputar corrida (Famoso racha)
- Realizar manobras arriscadas com os veículos em vias públicas sem autorização
- Deixar de prestar socorro para vítimas, caso se envolva em acidentes
- Andar pela contramão
- Estar em 50% acima do limite de velocidade da via
- Andar de motocicleta sem capacete, com faróis apagados ou crianças menores de 7 anos de idade
- Interromper ou perturbar a circulação de outros veículos sem autorização
Qual o limite de pontos da CNH?
Para quem acabou de tirar a carteira e está com a provisória, o limite é de 4 pontos. Já para quem tem a CNH permanente, o limite para o motorista é de 20 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE