3 proibições

Dano irreversível para os olhos, doença fatal e doce com metal: ANVISA faz 3 proibições de uma vez em fevereiro

Logo da Anvisa, pessoas com danos nos olhos, e doce com metal proibido - Foto Reprodução Internet

Logo da Anvisa, pessoas com danos nos olhos, e doce com metal proibido - Foto Reprodução Internet

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se surpreenda com a ANVISA, que faz 3 proibições de uma vez em fevereiro, após a dano irreversível para os olhos, doença fatal e doce com metal

E o famoso órgão de fiscalização, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, conhecida e querida por todos os brasileiros, faz 3 proibições de uma vez em fevereiro, após dano irreversível para os olhos, doença fatal e doce com metal, e choca a todos.

Para quem não sabe, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, tem como função, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, podendo apreender, recolher, proibir e a suspender armazenamento, comercialização e distribuição do produto, ou serviço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sabendo disso, o portal “catracalivre”, informou no último domingo (11), que a Anvisa emitiu um alerta devido ao uso inadequado de colas não regulamentadas pelo órgão para fixação de acessórios estéticos como cílios postiços e unhas artificiais após relatos de reações alérgicas e irritação ocular depois do uso indevido de produtos à base de cola instantânea não regularizados como cosméticos.

Segundo as informações, dentre os produtos mencionados pela Anvisa estão: Adesivo Instantâneo 793-TekBond, Cola Instantânea Super Bonder e Adesivo Instantâneo em Gel Three Bonde Super Gel.

A Anvisa ainda ressalta para os profissionais de salões de beleza e de clínicas de estética não fazerem uso desses produtos para fins de embelezamento, pois os mesmos podem causar riscos graves à saúde, incluindo danos permanentes à visão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O orgão ainda emitiu um alerta sobre o uso dos repelentes contra o mosquito-da-dengue, informando que os repelentes de insetos para aplicação na pele são enquadrados na categoria “Cosméticos” e devem estar registrados na Anvisa, ainda segundo informações do portal.

Conforme consta nas informações, é importante seguir as orientações descritas na rotulagem dos repelentes, pois cada ativo tem suas particularidades e restrições de uso, como nos repelentes de insetos que contenham o ingrediente DEET, que não é permitido em crianças menores 2 (dois) anos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, em crianças de 2 (dois) a 12 (doze) anos de idade, o uso de DEET é permitido desde que a sua concentração não seja superior a 10%, restrita a apenas 3 (três) aplicações diárias, evitando-se o uso prolongado, para evitar doença fatal e risco a saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo as informações, aqueles equipamentos que emitem vibrações, CO2 ou luz, plantas e sementes que funcionariam como atrativos para os mosquitos ou equipamentos com outras tecnologias que prometem repelir os mosquitos não são considerados saneantes passíveis de regularização junto à Anvisa, e por isso é preciso tomar cuidado com os mesmo para não trazer risco a saúde.

Ainda neste mês de fevereiro, a Anvisa ainda emitiu outro alerta de proibição, por meio do seu portal oficial “www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br/”, informando sobre a interdição cautelar de lote do produto Doce de Cidra Ralada, marca Tatitania, fabricado pela empresa Doces Tatitania LTDA de CNPJ nº 42.963.819/0001-02.

Segundo a Anvisa, a ação se deu após resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cobre, conforme Laudo de Análise Fiscal inicial nº 993.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias), e por isso, foi emitido o alerta com a proibição do doce com o metal.

Quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi criada?

Segundo o portal “gov”, a Anvisa foi criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro 1999.

Autor(a):

Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: lucas.rafael@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile