Datena iniciou sua jornada ainda em sua cidade natal, no interior de São Paulo, se mudou para a capital do estado e brilhou como um grande comunicador, ficando à frente de incríveis atrações
Natural da cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, José Luiz Datena, mais conhecido por todos simplesmente como Datena, é um jornalista, locutor esportivo, radialista e apresentador brasileiro. No auge dos seus 62 anos ele está à frente do ‘Brasil Urgente’, na Band desde 2011, e é frequentemente aclamado por seu árduo trabalho como comunicador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
INICIO DA CARREIRA
Seu primeiro trabalho na vida artística foi ainda no interior do estado, como radialista. Ele era repórter do programa ‘Plantão Esportivo’, além de também desempenhar a função de locutor eventualmente. Ainda na cidade, ele trocou o rádio pela televisão e começou fazendo reportagens esportivas, sem desempenhar apenas este papel, já que também cobriu reportagens sobre os mais variados temas.
A convite do digníssimo locutor Luciano do Valle, Datena estreou na Rede Bandeirantes como jornalista esportivo, mas também atuou como repórter e locutor, participando de inúmeros eventos importantes sobre esportes tanto no Brasil quanto no mundo, mostrando desde cedo seu excelente trabalho na televisão. Foi justamente nesta época, durante sua primeira passagem pela emissora, que o próprio criou o acrônico ‘Band’, que permanecesse sendo utilizado pela emissora até os dias atuais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1998, anos após ter estreado em rede nacional, o apresentador foi contratado pela Rede Record para apresentar um de seus principais programas, o ‘Cidade Alerta’. No mesmo ano ele ainda foi o grande narrador da Copa do Mundo, que estava sendo sediada na França, fazendo um enorme sucesso e posicionando a emissora como um dos principais veículos para se acompanhar o campeonato.
O jornalista ainda apresentou o ‘Fala Brasil’, em 1999 e em seguida teve uma rápida passagem pela RedeTV!, apresentando o ‘Repórter Cidadão’. Em seguida, Datena voltou à Record, também ficou pouquíssimo tempo na casa e finalmente em 2003 retornou à Band, para iniciar a apresentação do ‘Brasil Urgente’, folhetim similar ao apresentado na concorrente, mas que acabou tomando a cara do paulista assim que ele começou a comandar o próprio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DATENA SE DESTACA COMO GRANDE JORNALISTA
Em 2011 o jornalista teve uma rápida passagem pela Record, voltou a apresentar o ‘Cidade Alerta’ mas ficou menos de 50 dias na casa, retornando assim para a emissora de João Jorge Saad. Ao todo, Datena já comandou incríveis 17 atações, em suas mais de duas décadas na televisão brasileira, sendo 10 apenas da Band, onde se encontra até os dias atuais.
O radialista narrou a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, a Eurocopa da França, em 2016, além dos Jogos Olímpios de Verão do mesmo ano. O paulista também já apresentou um game show na emissora, sendo o folhetim ‘Quem Fica em Pé?’, de 2012 a 2013, mostrando sua versatilidade como comunicador, indo do jornalismo investigativo para algo mais leve e descontraído.
Sendo assim, Datena nos mostra que é um excelente comunicador. Consegue transitar por programas com maestria e domina a comunicação como ninguém, narrando incríveis e importantes eventos esportivos, entrevistando candidatos à cargos públicos e informando os telespectadores brasileiros com as melhores e mais quentes notícias referentes ao Brasil.