Apesar de serem grandes apresentadores, Datena, Sikêra Jr. e Luiz Bacci estão sendo vítimas de um movimento e podem perder seus programas
Datena, assim como Sikêra Jr. e Luiz Bacci, já se consolidaram como grandes apresentadores brasileiros. Cada um com sua própria maneira de comandar, mas tendo em comum o gênero policial no programa, são diariamente assistidos por milhões de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo se tratando de um modelo antigo e conhecido por grande parte da população brasileira, muitos acham o formato apelativo e sensacionalista. Devido à isso, um movimento foi criado na internet, buscando legislar uma forma para barrar e proibir a exibição diária desse tipo de conteúdo pelo menos das 6h às 22h.
Estando há décadas na televisão brasileira fazendo o mesmo tipo de conteúdo, Datena já foi criticado inúmeras vezes pela forma com que comanda o Brasil Urgente, todavia, em nenhuma delas teve sua liberdade de expressão ameaçada de forma legal.
Assim como ele, Luiz Bacci e Sikêra Jr, apesar de serem considerados novatos no gênero policial, sempre dão o que falar, seja pela linguagem utilizada, opiniões expressadas ou mesmo matérias que são exibidas diariamente. Com isso, o movimento vem ganhando cada vez mais força.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Existe uma grande diversidade de conteúdo que podem ser produzidos pelas empresas midiáticas. No entanto, existem empresas (principalmente as regionais) que recorrem a programas que espalham notícias violentas sob pretexto de ‘informar“, diz um trecho da Ideia Legislativa em questão, criada por Jonas Rafael Rossato.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 71B na mesa e liberado pelo Banco Central: Fim de banco nº1 dos brasileiros após ser engolido pelo Santander
● “Encerrou suas atividades”: Fim de serviço vital da Drogaria São Paulo em SP chega por motivo alarmante
● Carta psicografada de filho de Christiane Torloni morto tragicamente é divulgada em canal e traz recado à mãe
Preciso muito da ajuda de vocês!
Minha ideia legislativa para Proibir Programas Policiais (sensacionalistas) das 06 às 22 horas foi publicada no Portal e-Cidadania do Senado Federal.https://t.co/xil5861Df1CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
— Jonas Rafael Rossatto (@rossatto) June 24, 2020
Buscando apoio também em outras redes sociais, o criador do movimento chegou a comentar em uma publicação no Facebook que o tipo de programa feito por Datena, Sikêra Jr. e Luiz Bacci acaba obrigando crianças e adolescentes a assistirem violência na televisão aberta em horário livre.
“A exibição de programas violentos no horário livre faz com que crianças e adolescentes possam assistir acidentes, assassinatos, sangue, perseguições e diversas outras atitudes consideradas proibidas pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)”, escreveu Jonas.
DATENA POLEMIZOU AO VIVO
Apesar de ser considerado o mais pacífico entre os apresentadores de programas policiais na televisão aberta, Datena vez ou outra dá o que falar com seu programa, já que acaba se estressando ao vivo e não esconde sua indignação sobre os temas que são abordados ali.
Recentemente, ao descobrir que Paulo Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, havia comentado que a Band pediu dinheiro ao governo federal, o apresentador não conteve sua indignação e teceu inúmeras criticas à ele.
Sem papas na língua e levando as palavras para o lado pessoal, Datena comentou que nunca mais entrevistaria Jair Messias Bolsonaro, o atual presidente da república, em seu programa. Mesmo dizendo que poderia perder o emprego pela decisão, o amigo de Luiz Bacci não voltou atrás.
LUIZ BACCI É MASSACRADO NA INTERNET
O âncora do Cidade Alerta, Luiz Bacci, apesar de não comentar sobre suas opiniões pessoais, assim como Datena e Sikêra Jr., sempre dá o que falar por conta das reportagens polêmicas que são veiculadas em seu programa.
Nas últimas semanas, ele chegou a bater boca ao vivo com uma entrevistada, após disseminar fake news sobre o caso de um homem que havia acabado de falecer. Acusando o indivíduos sem provas, ele foi atacado pela filha, que dava entrevista ao canal.
O que aconteceu hoje no Cidade Alerta foi um escândalo https://t.co/WXrkpsG2J2 pic.twitter.com/jpIlbrCdFv
— Paulo Pacheco (@ppacheco1) June 10, 2020
SIKÊRA JR. SE DIVIDE OPINIÕES
Apesar de também ser duramente atacado em suas redes sociais por conta do Alerta Nacional, da RedeTV!, Sikêra Jr. conquistou uma legião de seguidores e vem crescendo como um foguete na TV aberta por conta de sua personalidade.
Polêmico e falando sempre o que pensa, o apresentador não esconde o apoio pelo governo, critica inúmeras informações relacionadas ao novo coronavírus e não tem medo de ser “cancelado” na internet. Tamanha crescente do grisalho, ele acabou de assinar um longo contrato de sete anos com a emissora paulista, mostrando que irá passar mais um bom tempo no ar, caso o movimento contrário aos programas não vá para a frente.