A Record TV exibe no domingo (16/04), o documentário especial “Davi, O Maior Rei de Israel”. A produção revela os achados arqueológicos da época em que o monarca esteve no poder, período retratado em “Reis – A Conquista”, sexta temporada da série que estreia na segunda-feira (17/04), na Record TV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A trajetória de Davi é uma história de conquistas, mas também de perseguição, resiliência e fé. Um governante aclamado, que revolucionou uma nação.
O repórter especial André Tal seguiu em expedição pela Terra Santa para revelar as evidências arqueológicas do período em que o rei Davi governou em Hebrom e Jebus, cidade que depois se chamaria Jerusalém.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de se tornar o grande monarca de Israel, Davi era um dos líderes de um território dividido. Enquanto ele governava o reino de Judá, Isbosete, herdeiro do primeiro rei de Israel, Saul, reinava sob Israel.
A equipe mostra os achados arqueológicos de Hebrom, cidade fundamental para o rei estabelecer sua dinastia na região de Judá. Hoje, quem visita o local pode atravessar as muralhas de pedra milenares, local por onde Davi também passou nos sete anos em que reinou na região. As construções modernas dividem espaço com sítios arqueológicos, e é possível descobrir como eram as casas da época. “A gente vê uma pequena parte, uma pequena amostra do que era a cidade de três mil anos atrás”, explica o pesquisador bíblico Miguel Nicolaevsky.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para expandir seu poder, um feito de Davi foi decisivo: a conquista da cidade de Jebus, que se tornaria capital do reino e ganharia o nome de Jerusalém.
O documentário registra os achados de um importante sítio arqueológico da região: a Cidade de Davi, local apontado por especialistas como sede do palácio do rei, que tinha a estrutura de uma fortaleza. “Era um palácio imponente, que estava no topo da cidade, estrategicamente protegendo Davi de qualquer ataque de invasores”, explica o arqueólogo israelense Eli Shukron.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O arqueólogo Yosef Garfinkel, professor da Universidade de Jerusalém, mostra cerâmicas datadas da época de Davi e acompanha a equipe até o sítio arqueológico da cidade de Khirbet Qeiyafa. “É extremamente empolgante trabalhar num local como este. A gente soluciona todo tipo de questão histórica”. No local, um achado surpreendente: Um vaso com a inscrição do nome Isbosete – o mesmo do homem que governou Israel nos tempos de Davi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nação dividida dos israelitas é um dos temas de “Reis – A Conquista”. Além de revelar os achados arqueológicos, o documentário especial também mostra imagens inéditas desta nova temporada. “Ação, romance, drama, tudo isso você tem. Mas o mais legal é que você tem isso e lições para sua vida”, afirma Cristiane Cardoso, autora da superprodução.
O documentário especial “Davi, O Maior Rei de Israel” vai ao ar neste domingo (16/04), às 23h, logo após o Domingo Espetacular.