De Bom Sucesso ao Se Joga: os fenômenos e fracassos retumbantes no ibope em 2019

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Grazi Massafera em Bom Sucesso, Fernanda Gentil no Se Joga e Rebeca Abravanel no Roda a Roda (Foto: Victor Pollak/Globo/Reprodução/SBT/Montagem TV Foco)

O ano de 2019 na TV teve sucesso principalmente nas novelas, como Bom Sucesso, mas fracassou com realitys

A TV brasileira teve em 2019 um bom ano com as novelas, principalmente as exibidas pela Globo – como Bom Sucesso – que conseguiram recuperar a audiência. Por outro lado, os realitys não tiveram a mesma sorte no ibope.

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Na Globo, duas novelas de sucesso conquistaram o telespectador. Primeiro foi com A Dona do Pedaço, na faixa das 21h, e depois com Bom Sucesso, no horário das sete – que também foi bem avaliada pela crítica e ganhou elogios. As duas tramas reergueram as faixas de dramaturgia da emissora, principalmente o folhetim de Walcyr Carrasco, que recebeu o horário da fracassada O Sétimo Guardião.

Do outro lado, os realitys não tiveram o mesmo desempenho positivo. Duas apostas erradas, Famílias Frente a Frente e Mestre do Sabor decepcionaram no ibope. A veterana A Fazenda, em sua 11ª temporada, também fez feio. A pior estreia de 2019, no entanto, foi o programa Se Joga, lançado pela Globo com o objetivo de recuperar a liderança perdida para a Record, mas que foi um verdadeiro fracasso.

SUCESSOS

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A Dona do Pedaço

Trama assinada por Walcyr Carrasco, A Dona do Pedaço apostou na história da guerreira Maria da Paz (Juliana Paes) e num texto simples e mastigado para conquistar o público. E conseguiu. Fechou com 35,9 pontos de média e foi a novela das nove mais assistida desde O Outro Lado do Paraíso (2017), que teve média de 38,2 pontos.

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Bom Sucesso

Ramon (David Junior), Paloma (Grazi Massafera) e Marcos (Romulo Estrela) em Bom Sucesso, novela das sete da Globo (Foto: Globo/Raquel Cunha)

Fenômeno do ano na dramaturgia, Bom Sucesso foi uma boa surpresa. A novela de Rosane Svartman e Paulo Halm, que trouxe o universo dos livros como pano de fundo para o drama de Paloma (Grazi Massafera), caiu nas graças dos telespectadores. Até o momento, a trama das 19h acumula média parcial de 29,2 pontos e já é a mais assistida desde Cheias de Charme (2012).

Roda a Roda

Rebeca Abravanel no comando do Roda a Roda
(Foto: Reprodução/SBT)

Filha número cinco de Silvio Santos, Rebeca Abravanel foi um dos grandes acertos do SBT. A jovem apresentadora foi escalada pelo pai para comandar o game show Roda a Roda no horário nobre da emissora e logo começou a fazer sucesso com seu jeito espontâneo, alcançando índices entre 10 e 13 pontos. Não raramente o programa apresentado por Rebeca é a maior audiência do canal e chega a ter o melhor ibope fora da Globo.

FRACASSOS

A Fazenda

Marcos Mion no comando de A Fazenda 11 (Foto: Reprodução/Record)

Reality rural da Record, A Fazenda foi muito mal em 2019. O programa comandado por Marcos Mion teve uma temporada não muito empolgante e isso se refletiu diretamente na audiência. A Fazenda 11 encerra seu clico com apenas 8,2 pontos de média geral, a pior entre todas as edições da atração.

Famílias Frente a Frente

Tiago Abravanel no lançamento de Famílias Frente a Frente (Foto: Gabriel Cardoso/SBT)

Após sair da Globo, Tiago Abravanel conseguiu emplacar seu reality culinário na programação do SBT. Mas o programa não decolou no ibope. Após um bom início, a atração derrapou na audiência e passou a acumular derrotas para a Record. Na última sexta-feira (06), por exemplo, cravou 5,7 pontos de média.

Mestre do Sabor

Claude Troisgros na estreia do Mestre do Sabor, que desabou a audiência da Globo (Foto: Reprodução/Globo)

Primeiro reality de culinária produzido pela Globo em formato de programa, Mestre do Sabor não emplacou. A atração comandada pelo chef Claude Troisgros não vem bem desde a estreia, que fracassou no ibope. Mestre do Sabor até esboçou uma reação na audiência, mas voltou a cair e vem batendo recordes negativos. Nas últimas duas semanas, conquistou média de 15,0 pontos, índice péssimo para a primeira linha de shows da Globo.

Se Joga

Érico Brás, Fernanda Gentil e Fabiana Karla no programa Se Joga (Foto: Globo/Victor Pollak)

Grande aposta da Globo para recuperar a audiência perdida na faixa da tarde para o quadro de fofocas A Hora da Venenosa, da Record, o Se Joga foi um fiasco. O substituto do Vídeo Show não emplacou no ibope e raramente conseguiu chegar à desejada liderança. Com médias entre 7 e 9 pontos, a atração já chegou a amargar até o terceiro lugar.

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

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