Anvisa proibiu 3 marcas famosas
A Anvisa é um dos principais nomes que vem a mente de todos quando o assunto se trata de qualidade dos produtos. Sob a forma de autarquia de regime especial, o órgão é vinculado ao Ministério da Saúde. Promovendo o controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, a Anvisa possui a liberdade de fazer algumas proibições. Dessa vez, por exemplo, o órgão baixou o facão e determinou a proibição de 5 famosas marcas que foram retiradas dos supermercados às pressas. Falaremos de uma empresa de suplemento, outra de leite e uma terceira de atum. As informações são do portal GMC Online.
No mês de agosto, a Anvisa proibiu a fabricação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso do suplemento alimentar Soninho Perfeito Melatonina Kids, fabricado pela empresa Mr Oemed Indústria Farmaceutica Ltda. O órgão regulador determinou ainda o recolhimento do produto do mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por meio de nota, a agência explicou que a melatonina – hormônio produzido pelo organismo – não é autorizada para uso em suplementos alimentares destinados a crianças, adolescentes, gestantes e lactantes. “Só é aprovada em suplementos destinados para adultos acima de 19 anos”, disse o órgão.
No mesmo mês, a Anvisa proibiu a comercialização, a distribuição e o uso do atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal, fabricado pela Cellier Alimentos Linha Profissional, SIF 3699, lote 08/05/23, fabricado em 08/05/2023 e com validade até 08/05/2025. O produto também teve que ser recolhido do mercado.
A medida foi tomada depois que a Anvisa recebeu um relato do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) sobre a ocorrência de surto em Centros de Educação Infantil (CEIs) de Campinas, no final de julho de 2023, após o consumo do alimento, com sintomas compatíveis com intoxicação alimentar por histamina.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a histamina é uma substância que pode se formar após a morte de pescados, quando as condições de manuseio e armazenamento do pescado são inadequadas. Essa substância não é eliminada com o tratamento térmico do pescado (por exemplo, cozimento, esterilização comercial, defumação).
Qual outro produto foi retirado do mercado?
Em junho deste ano, a Anvisa suspendeu a venda, distribuição e uso de dois tipos de leite e do soro de leite em pó da marca Natville. Após uma vistoria, a agência constatou que a empresa não possuía autorização para fabricação dos produtos, além de eles terem sido produzidos sem as devidas normas de higiene e segurança.
Técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) constataram que os leites do tipo UHT integral e UHT desnatado, na embalagem de um litro, além do soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg), foram produzidos “sem as devidas condições de higiene e sem os controles de qualidade e segurança”.