EITA
De pomba a barata: A interdição da Anvisa contra restaurante popular por flagra de nojeira
26/10/2024 às 14h04
A Anvisa precisou agir às pressas para lacrar um restaurante popular. Isso porque no local acabaram sendo encontrados pombo, barata e muitas nojeiras
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, o órgão federal precisou agir às pressas contra um restaurante popular após fragrantes de grande nojeira ter sido encontrada dentro do estabelecimento.
Em julho deste ano, um restaurante no Centro de Itajaí acabou sendo interditado após a Vigilância Sanitária constatar sujeira e até pombos em caixas na cozinha do espaço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma investigação deve apontar se os animais estavam sendo usados como carne nas refeições. Segundo o portal NSC, a fiscalização ocorreu após clientes denunciarem que o local era imundo.
Durante a abordagem, os fiscais constataram que a proprietária realmente não seguia as regras estabelecidas em lei sobre higiene, limpeza e manipulação de alimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A interdição da Anvisa contra restaurante popular por flagra de nojeira
- Um restaurante acabou sendo interditado pela Anvisa;
- No local, acabaram sendo encontradas muitas nojeiras;
- Inclusive, pombo e barata na cozinha;
- A falta de higiene assustou a vigilância sanitária.
Além disso, o local também não possuía os alvarás necessários emitidos pela prefeitura e Corpo de Bombeiros Militar. Na cozinha, caixas de papelão com pombos vivos acabaram sendo encontradas.
Aliás, não tem vestígios de que eles estavam sendo usados como alimento nas marmitas produzidas no ambiente. Entretanto, a possibilidade passará por investigação, disse a Vigilância Sanitária.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
Além disso, a dona do restaurante teria alegado que as aves seriam de estimação e permaneceu com os animais. Mas, segundo a revelação da Anvisa, as refeições acabaram sendo descartadas.
Na época da ação, um dos fiscais da Vigilância Sanitária informou que é muito comum encontrar restaurantes que mantém animais de estimação na área de manipulação de alimentos.
Pronunciamento:
Segundo o portal G1, o nome do restaurante e nem imagens da ação foram informados pela Anvisa. Por isso, não tivemos como encontrar pronunciamento. Entretanto, a matéria segue livre para atualização.
Situação atual:
Além disso, não encontramos nenhuma informação atual a respeito do restaurante.
Considerações finais:
Um restaurante muito popular acabou sendo interditado por conta de uma situação de nojeira. No local, acabaram sendo encontrados pombo, baratas e tudo na cozinha onde acontecia o preparo da comida. A Anvisa, imediatamente, lacrou o estabelecimento.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aliás, aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:
- Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
- Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
- Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
- Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
- Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
- Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
- Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.
Confira também mais matérias sobre a Anvisa clicando aqui.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]