Avisos importantes sobre a Conta Poupança
A Conta Poupança, sem sombra de dúvidas, é o investimento mais popular e tradicional do Brasil, porque é simples e tem o risco bem baixo. Ela é regulada pelo Banco Central, que define quanto o consumidor receberá pelo dinheiro que guardado. Dessa vez, daremos 3 avisos importantes a respeito dessa famosa conta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro deles, por exemplo, diz respeito a uma debandada geral dos clientes. Pelo menos é que mostra um levantamento feito em janeiro deste ano pelo Banco Central do Brasil a respeito da economia. Os dados mostram que no primeiro mês, os saques líquidos da caderneta de poupança atingiram R$ 20,149 bilhões.
Esse é o maior volume em um ano, conforme informou o portal Seu Crédito Digital. As pessoas estão fugindo da Conta Poupança influenciados por um cenário de juros altos, que limita a competitividade da modalidade. Acontece que a taxa Selic ainda se encontra favorável a outros tipos de investimentos em renda fixa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, ainda existe uma nova lei para os adolescentes. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal para apoiar a permanência dos jovens na escola. Estamos falando do programa Pé-de-Meia, que visa apoiar financeiramente estudantes de baixa renda matriculados no Ensino Médio da rede pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eles ainda precisam ser pertencentes a famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. Com o potencial de alcançar até R$ 9,2 mil, o incentivo financeiro funciona como uma espécie de poupança. O propósito do Pé-de-Meia é estimular a conclusão dos estudos e lidar com os desafios relacionados à evasão escolar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Seu Crédito Digital, para garantir o acesso à Poupança do Ensino Médio do programa Pé-de-Meia, os estudantes devem cumprir os requisitos de matrícula na rede pública, possuir CPF e estar inscritos no CadÚnico. Esse apoio financeiro é destinado à continuidade dos estudos e à redução da evasão escolar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual seria o outro aviso?
Outro aviso sobre a poupança trata-se de uma especulação que ter surgido na internet, sobre um suposto plano do governo Lula para confiscar a poupança dos brasileiros no ano de 2024. O plano estaria recebendo o nome de “Plano Collor 2”, em alusão ao que aconteceu quando o ex-presidente Fernando Collor.
Na época, ele confiscou os valores das poupanças dos brasileiros. De acordo com informações do Seu Crédito Digital, esta alegação parece vir de um vídeo gravado por uma mulher que, sem muitas explicações, afirma haver um plano iminente para se confiscar a poupança da população brasileira.
A mulher instiga as pessoas a retirarem seu dinheiro dos bancos e comprarem dólares para depósito em local seguro. Vale lembrar que não há evidências nem anúncios de qualquer “Plano Collor 2” ou confisco da poupança pela gestão do ex-presidente Lula. Ou seja, as alegações do vídeo e do rumor são falsas.