Renata Lo Prete usou o espaço do Jornal da Globo para expor como decisão do Banco Central afeta diretamente brasileiros com conta na poupança
Durante uma edição do Jornal da Globo, Renata Lo Prete pegou os telespectadores de surpresa ao confirmar que uma decisão do Banco Central vai afetar diretamente o rendimento da poupança. Para quem não sabe, muitos brasileiros ainda escolhem esse modelo para guardar dinheiro.
Não é segredo para ninguém que a poupança rende menos que muitas outras opções. Mas, sua segurança é um dos motivos que faz com que ainda milhões de brasileiros optem por guardar dinheiro através dela. Vale lembrar que ela depende da Taxa Selic, e é aí que entra o Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 24 de março desse ano, Renata Lo Prete aproveitou a edição do Jornal da Globo para comentar que o Banco Central reduziu a Taxa Selic. Para quem não sabe, ela é responsável por determinar quanto a poupança vai render. Logo, ela afeta diretamente quem usa a poupança.
“O Comitê de Política Monetária (Copom) cortou a Taxa Selic em 0,5% para 10,75% ao ano. É a sexta redução da selic”, disse ela. A taxa básica de juros da economia estava em 11,25%. na ocasião. Vale destacar que ela ajuda o governo a controlar a inflação.
E é importante refrisar que essa taxa sofreu uma nova redução após essa decisão do Banco Central. Conforme informações da Forbes Brasil, em nova reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realizada no dia 8 de maio, foi determinado que a Taxa Selic cairia de 10,75% para 10,5%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO A SELIC AFETA A POUPANÇA?
De acordo com informações do IstoÉ Dinheiro, enquanto a taxa Selic é maior que 8,5% ao ano, a poupança tem uma rentabilidade de 0,5% ao mês. Veja abaixo como funciona:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
- Quando a taxa Selic for maior que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês, somada à Taxa Referencial (TR);
- Quando a taxa Selic for menor que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da taxa Selic, somada à Taxa Referencial (TR).
QUEM RENDE MAIS QUE A POUPANÇA?
As opções são as mais variáveis, mas, uma que rende mais e também é bem segura, é o CDB, que ao longo prazo rende mais, é uma opção mais viável e é muito simples de usar. Através dos aplicativos de bancos, eles oferecem essa opção de guardar dinheiro e você acompanha o rendimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE