Serasa informa brasileiros sobre decisão importante do Banco Central
A instituição do Serasa emitiu um comunicado recentemente referente a decisão importantíssima do Banco Central sobre o corte de juros e como isso afetará os bolsos e a rotina de milhares de cidadãos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, reportando notícias das variações da taxa básica de juros, a Selic, a instituição informa aos brasileiros o movimento crucial para economia do país, já que muitos não percebem o que elas de fato representam na prática.
Portanto, a Taxa Seic é como um termômetro que indica o nível de juros presente na economia do Brasil em determinado período, e o corte de juros é basicamente a redução desse fenômeno, medida em porcentagem, decidido pelo próprio Banco Central, autoridade monetária do nosso país, com base no cenário econômico em que ele se encontra naquele momento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, as instituições bancárias se baseiam nos juros a serem cobrados nos empréstimos ou pagos a título de investimento, para serem definidas. As finanças de uma família também sentem esse movimento, pois ele poderá impactar nos juros de um financiamento ou empréstimo, assim como o rendimento de quem tem dinheiro para investir em títulos públicos ou em outras aplicações.
Assim que o Banco Central decide a redução da Taxa Selic, normalmente o faz como uma medida para estimular o crescimento econômico, já que a economia ganha um impulso, incentivando o consumo e fazendo com que o dinheiro circule.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, quando a Selic cai, fica mais fácil de conseguir crédito no mercado, pois passa a ficar mais acessível para as famílias, já que as instituições financeiras tendem a reduzir as taxas para estimular o consumo.
Entretanto, apesar de parecer o melhor dos mundos, o corte dos juros também pode trazer consequências negativas, como o consumo maior das famílias também tende a causar aumento da inflação, os gastos aumentam, e muitos cidadãos preferem gastar o dinheiro em vez de guardá-lo, levando ao endividamento excessivo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como o corte de juros influencia nas dívidas?
De acordo com o Serasa, o corte de juros pode também diminuir a inadimplência e o endividamento, pois menos gastos com juros podem significar mais facilidade em arcar com as parcelas de um empréstimo ou qualquer compra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE