ATENÇÃO!

ALERTA GERAL: Decisão do INSS de última hora cai como bomba nesta segunda (06) e aposentados precisam saber

06/05/2024 às 19h15

Por: Taís Araújo
Imagem PreCarregada
Decisão do INSS de última hora cai como bomba nesta segunda (06) - (Foto: Reprodução / Internet)

Notícia envolvendo aposentadoria pega brasileiros de surpresa

Para a surpresa de muitos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que é responsável pelo pagamento da aposentadoria de milhões, auxílios e outra gama de benefício, anunciou uma medida que pode prejudicar os seus beneficiários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que, após a permissão do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), os aposentados pelo órgão poderão ter seus salários cortados, podendo ocorrer mesmo após de um período de 10 anos que foi aprovado, conforme a resolução 28 do CRPS.

Esse corte deverá acontecer quando forem encontrados algum tipo de irregularização no recebimento do salário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, aquelas que pessoas que omitir ou mesmo, criar supostas condições que o favoreçam para o recebimento do montante que de fato não existem, deverão ter seus pagamentos cancelados. Benefícios como aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e BPC são um dos possíveis cortes, de acordo com o portal ‘Folha de S. Paulo’.

Pessoa sacando dinheiro / INSS - Montagem TVFOCO
Pessoa sacando dinheiro / INSS – Montagem TVFOCO

Porém, as invalidações do INSS acontecia independente do período de 10 anos, por serem oferecidos para pessoas que apresentavam alguma incapacidade e revisados de forma periódica. Contudo, as normas geravam dúvidas e diante disso, a resolução 28 foi registrado para obter mais clareza nessa situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, a resolução deve transformar de forma OFICIAL uma jurisprudência que já são empregadas em outros benefícios que precisam obrigatoriamente de perícia para serem comprovados as invalidez do beneficiários.

É importante destacar que a medida que está em vigor desde do dia 1º de agosto de 2023, tem como intuito encontrar e impedir através de inspeção qualquer tipo de fraude ou irregularidades em qualquer tipo de auxílio.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS
O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros benefícios (Foto: Agência Brasil)

Como ocorre a revisão do INSS?

Apto a cancelar o benefício após um período sem revisão por parte dos beneficiários, chega a ser possível que você tenha o valor cortado caso seja uma dessas pessoas. Dentre os possíveis pagamentos cancelados estão:

  • Aposentadoria por invalidez (ou aposentadoria por incapacidade permanente);
  • Auxílio-doença, por incapacidade temporária;
  • BPC (Benefício de Prestação Continuada).
INSS conta com 39 milhões de beneficiários (Reprodução: INSS/Divulgação)
INSS conta com 39 milhões de beneficiários (Reprodução: INSS/Divulgação)

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.