Pagamento do 14º salário do INSS não será liberado em 2024
Na última segunda-feira, 09, o portal E-Investidor, do Estadão, revelou a decisão final sobre a possibilidade de um possível pagamento do 14º salário do INSS no ano de 2024. Nesta terça-feira, 10, iremos mostrar todos os detalhes.
Primeiramente, em agosto de 2020, o PL 4367/20, apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos, visava garantir uma ajuda financeira aos beneficiários na pandemia da Covid-19.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o projeto pretendia o abono anual para aposentador do INSS nos anos de 2020 e 2021. Desde então, os beneficiários aguardam as novidades do projeto.
Mas, afinal, o que aconteceu?
Porém, o projeto do pagamento do 14º salário do INSS voltou a escala zero, ou seja não haverá seu pagamento para 2024 e – provavelmente – nem para os próximos anos.
De acordo com apurações do TV Foco e informações do portal E-Investidor, o benefício não tem respaldo legal para entrar em vigor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alessandro Stefanutto
No dia 10 de setembro de 2024, Alessandro Stefanutto, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, reforçou que não há nenhum projeto de lei do 14º salário durante sua participação no Encontro, da Globo.
“Teve até um projeto de lei, mas seria durante a pandemia e não foi votado. Não existe nenhuma proposta que esteja andando, que esta tramitando no Congresso”, reforçou Alessandro Stefanutto no programa de Patrícia Poeta.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Em vigor hoje (11/12): Lista oficial com 14 doenças garantem aposentadoria IMEDIATA no INSS ainda em 2024
● Já pode comemorar: INSS garante antecipação de pagamento em dezembro para salvar lista de aposentados em 2024
● Saque de mais de R$ 1412 do INSS é confirmado e liberação chega em 13 dias pra salvar o bolso dos idosos 60+
Notícias falsas
Desde a criação do projeto, inúmeros sites ou golpistas se aproveitam do assunto para enganar aposentados e pensionistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por exemplo, um golpe comum é o do falso pagamento do 14º salário, que tem objetivo de coletar os dados dos idosos para realizar o empréstimo consignado.
Veja como funcionada o golpe
- Primeiramente, o aposentado ou pensionista recebe uma ligação ou mensagem de texto;
- Em seguida, o golpista, que diz ser do INSS, afirma que o beneficiário tem direito ao 14º salário, que foi liberado recentemente ou que tem um fundo de garantia para ser resgatado;
- Por fim, o golpista pede dados pessoais do beneficiário, dados bancários e podem até combinar um encontro.
Porém, o criminoso usará os dados para realizar empréstimos consignados. Desse modo, é fundamental ficar atento as notícias envolvendo o abono, que segue não liberado.
Lula não prometeu benefício
Além disso, as chances para o projeto avançar no Senado são baixas, uma vez que a proposta não foi uma promessa de campanha de Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com informações do portal Valor Econômico, o orçamento anual não consegue ter verba necessária para bancar o 14° salário em 2024.
Considerações finais
Em suma, o projeto que discutia a liberação do 14º salário do INSS voltou a escala zero e não deverá ser liberado no ano de 2024.
Veja mais notícias envolvendo o INSS clicando aqui.
Qual a idade para pessoa se aposentar pelo INSS?
Por fim, desde a Reforma da Previdência, que ocorreu em 2019, os trabalhadores ficam confusos com as regras para se aposentar pelo INSS.
Em 2024, a idade mínima é de 62 anos para mulheres com 30 anos de contribuição. Já para os homens, a idade mínima é de 65 anos e 35 anos de contribuição, de acordo com o portal O Globo.