“É uma decisão interna”: Anúncio decisivo de Tebet sobre o Banco Central atinge em cheio poupanças Caixa e+
21/05/2024 às 11h18
Um anúncio de Simone Tebet sobre o Banco Central traz grandes mudanças para milhões de pessoas que investem na poupança
A poupança é um dos métodos de investimentos mais utilizados pelos brasileiros, por conta da segurança que traz. Portanto, todos os investidores precisam saber do anúncio que Simone Tebet fez sobre o Banco Central, que atinge em cheio os principais bancos do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ano de 2024 está sendo marcado pela contínua redução da taxa de juros, no caso a Taxa Selic. Para quem não sabe, ela é a principal interferência sobre o rendimento do dinheiro na poupança, tanto da Caixa, como Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e outros.
De acordo com o portal ‘O Brasilianista’, na última quarta-feira (16), Simone Tebet reforçou que o Banco Central deve manter a redução dos juros. Vale lembrar que somente esse ano já passou por mais de 2 reduções, geralmente de meio ponto percentual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Sou a favor da autonomia do Banco Central, votaria de novo a favor da autonomia. Mas acho que os juros demoraram a começar a cair. Eu não estou dizendo que os juros tinham que cair mais que 0,5% a cada reunião do Copom. É uma decisão interna”, destacou a ministra.
Veja como a Taxa Selic interfere na poupança
A Selic é a taxa básica de juros no Brasil, assim tendo um impacto direto em diversos métodos de investimentos dos brasileiros. Dentre eles a poupança, que trabalha com a renda fixa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que o rendimento varia de acordo com o seu valor. Caso ela esteja acima do 8,5%, que é como está hoje, o rendimento se fixa em 0,5% ao mês mais o valor da Taxa Referencial.
Atualmente, ela está em 10,50%, mas caso siga caindo e atinja o valor de corte, que é de 8,5%, irá mudar a forma como se calcula o rendimento da poupança.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
Como calcula a poupança com a Taxa Selic em 8,5%?
Quando a Taxa Selic está fixada em 8,5% ou inferior, o rendimento dos investimentos na poupança se considera 70% da base de juros, mais a Taxa Referencial.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: