Em 14 de Maio, os brasileiros comemorarão o Dia das Mães. Com isso, decisão do Banco Central deve atingir comércio em cheio
O Dia das Mães está chegando! No próximo dia 14, milhões de brasileiros irão presentar a mãe com compras que podem ser realizadas já na primeira semana de Maio. No entanto, as expectativas é que as vendas em 2023 sofram uma queda grave. O motivo? Uma decisão do Banco Central.
A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), tem como expectativa que as vendas do comércio registrem uma queda de 4,1%, comparado ao ano de 2022 no Dia das Mães.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
BANCO CENTRAL
O Dia das Mães é uma data que acumula um enorme volume de vendas. No entanto, caso o resultado realmente caia e atinja R$ 13,17 bilhões, será o pior resultado em três anos.
A CNC explica que o principal motivo que pode justificar a queda nas vendas do Dia das Mães é a alta no juros no Brasil. A taxa Selic continua em 13,75%, após a Copom (Comitê de Política Monetária) ligado ao Banco Central, decidir manter esses mesmo valor de juros pela sexta vez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Banco Central, a taxa média de juros ao ano está chegando em 58,3% no último trimestre. Com isso, os comerciantes que liberam pagamento parcelado terão dificuldades para conseguir vender.
“A despeito da desaceleração dos níveis gerais de preços, as condições de consumo se mostram desfavoráveis à ampliação das vendas nesta data em virtude do aumento dos juros na ponta ao consumidor“, diz a CNC.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como saber se tem dinheiro no CPF Banco Central?
Para conferir se possui “valores a receber”, é preciso acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br do Banco Central.