EITA
Decisão URGENTE e retira às pressas: A proibição da Anvisa contra duas marcas de feijão por risco à saúde
12/03/2024 às 20h40
Anvisa fez proibição contra 2 marcas de feijão
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Além disso, o órgão ainda atua proibindo a fabricação, distribuição e armazenamento de produtos que possam causar danos à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa matéria, por exemplo, retrataremos uma autuação da Anvisa contra duas famosas marcas de feijão. De acordo com informações do portal G1, divulgadas em maio de 2023, o Ministério da Agricultura e Pecuária determinou o recolhimento nacional de quatro lotes de duas empresas.
Na ocasião, as marcas que sofreram a autuação foi a Da Mamãe e Sanes. Segundo uma vistoria da Anvisa, foi identificado que os grãos de feijão estavam mofados e ardidos. Para quem não sabe, eles são chamados de “ardidos” quando estão fermentados, o que é causado por calor ou umidade excessivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os lotes afetados foram:
- lote 51 do feijão cores (ou seja, feijão carioca) e lote 06 do feijão preto, ambos da marca Da Mamãe;
- e os lotes 030423 e 080323 do feijão preto da marca Sanes.
A venda estava sendo proibida porque os produtos continham um percentual de grãos mofados e ardidos acima de 15%, que é o limite estabelecido para que a saúde das pessoas não seja colocada em risco. Com isso, eles chegaram a conclusão que os produtos não estavam cumprindo as normas da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, as empresas se pronunciaram e informaram que fizeram questão de atender ao que foi solicitado e tomaram as providências para o recolhimento dos lotes, “de forma a cumprir com todas as exigências”. O problema com os lotes foram encontrados no Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Como está a situação das empresas atualmente?
Vale lembrar que depois que eles cumpriram a determinação da Anvisa para recolhimento dos produtos, eles voltaram a normalidade. Tanto que as marcas de feijão continuam sendo comercializadas nos mercados. Os únicos problemas, realmente, foram com os lotes citadas nessa matéria.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]