Anvisa fez proibição contra 2 marcas de feijão
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Além disso, o órgão ainda atua proibindo a fabricação, distribuição e armazenamento de produtos que possam causar danos à saúde.
Nessa matéria, por exemplo, retrataremos uma autuação da Anvisa contra duas famosas marcas de feijão. De acordo com informações do portal G1, divulgadas em maio de 2023, o Ministério da Agricultura e Pecuária determinou o recolhimento nacional de quatro lotes de duas empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, as marcas que sofreram a autuação foi a Da Mamãe e Sanes. Segundo uma vistoria da Anvisa, foi identificado que os grãos de feijão estavam mofados e ardidos. Para quem não sabe, eles são chamados de “ardidos” quando estão fermentados, o que é causado por calor ou umidade excessivos.
Os lotes afetados foram:
- lote 51 do feijão cores (ou seja, feijão carioca) e lote 06 do feijão preto, ambos da marca Da Mamãe;
- e os lotes 030423 e 080323 do feijão preto da marca Sanes.
A venda estava sendo proibida porque os produtos continham um percentual de grãos mofados e ardidos acima de 15%, que é o limite estabelecido para que a saúde das pessoas não seja colocada em risco. Com isso, eles chegaram a conclusão que os produtos não estavam cumprindo as normas da Anvisa.
Na época, as empresas se pronunciaram e informaram que fizeram questão de atender ao que foi solicitado e tomaram as providências para o recolhimento dos lotes, “de forma a cumprir com todas as exigências”. O problema com os lotes foram encontrados no Rio de Janeiro e Distrito Federal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
● Risco de câncer : Anvisa baixa proibição contra 3 produtos de marca de n° 1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra tempero n°1 das donas de casa e +1 popular e retira de mercado após descoberta
Como está a situação das empresas atualmente?
Vale lembrar que depois que eles cumpriram a determinação da Anvisa para recolhimento dos produtos, eles voltaram a normalidade. Tanto que as marcas de feijão continuam sendo comercializadas nos mercados. Os únicos problemas, realmente, foram com os lotes citadas nessa matéria.