Alerta

Próximo do adeus: O comunicado da Anatel atinge Claro e Vivo com decreto que garante fim de serviço crucial

18/06/2024 às 7h56

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Anatel tem decreto que pode dar fim em serviço da Claro, Vivo e outras (Reprodução: Montagem TV Foco)

A Anatel emitiu um alerta para as principais operadoras do Brasil, que podem encerrar um serviço a qualquer momento

A Anatel emitiu um comunicado, no último mês de abril, com um decreto que atinge operadoras como a Claro, Vivo e outras. Nele, pode ser o fim de um serviço crucial, já que envolve um dos aplicativos e rede social mais utilizados pelos brasileiros.

Isso porque o ministro do STF abriu um inquérito de investigação, chamado Inquérito das Milícias Digitais. Nele, busca investigar a propagação de fake news e desinformações passadas em massa nas redes sociais e uso ilegal de dados dos usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa é de extrema importância, porém em abril deste ano todos se surpreenderam com a decisão do ministro incluir Elon Musk nas investigações. Assim, o dono do X, antigo Twitter, virou notícia no Brasil, inclusive comentado por Roberto Kovalick.

Alexandre de Moraes incluiu Elon Musk no Inquérito (Reprodução: Gustavo Moreno/SCO/STF)
Alexandre de Moraes incluiu Elon Musk no Inquérito das mílicias (Foto: Reprodução: Gustavo Moreno/SCO/STF)

“O Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal, incluiu o empresário Elon Musk, dono do X, antigo Twitter, no Inquérito das Milícias Digitais. Musk usou a própria rede para atacar Moraes e ameaçar desobedecer decisões judiciais brasileiras”, destacou o jornalista.

Continua após o Veja Também

Veja também

O empresário chegou a comentar em uma publicação de Moraes: “Por que você está exigindo tanta censura no Brasil?”, questionou ele. Além disso, ameaçou reativar todas as contas bloqueadas pela justiça, mesmo que resultasse em uma saída do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Elon Musk ficou revoltado com a decisão do ministro (Reprodução: Internet)
Elon Musk ficou revoltado com a decisão do ministro (Reprodução: Internet)

Decisão da Anatel

Diante desse cenário de incertezas em relação as investigações envolvendo Elon Musk e a ameaça de reativar as contas bloqueadas, a Anatel emitiu um alerta para todas as operadoras. De acordo com o portal Metrópoles, a empresa deixou a Claro, Vivo e outros em uma espécie de sobreaviso.

Caso o empresário reative as contas, elas deverão, através de uma determinação das autoridades do Poder Judiciário, derrubar a plataforma inteira. Portanto, todos os brasileiros deixariam de ter acesso ao X, antigo Twitter, mas até o momento Elon Musk ainda não fez nada que desrespeite a decisão do STF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

X, o antigo Twitter, pode ter seu fim no Brasil por decisão judicial (Reprodução: Internet)
X, o antigo Twitter, pode ter seu fim no Brasil por decisão judicial (Reprodução: Internet)

Quantas pessoas usam o X no Brasil?

O X, ainda muito conhecido por seu antigo nome, Twitter, é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. O país conta com cerca de 22 milhões de usuários ativos, o quarto maior número do mundo inteiro.

🚨 Barraco e demissão no Domingão + Xuxa comenta 'flagra' do marido com outra + Globo processada?   

anatel
claro
elon musk
Gabriel Amaral

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.