Um serviço muito utilizado pelos brasileiros pode dar adeus a qualquer momento, nas gigantes como Claro e Vivo. A Anatel é quem comanda as principais operadoras do país
A Anatel é quem controla as principais operadoras do Brasil, como a Claro e a Vivo, e tudo que ela determina, precisa ser acatado. Assim, as últimas novidades dão conta de que um serviço crucial e amado pelos brasileiros pode estar próximo do adeus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque o ministro do STF abriu um inquérito de investigação, chamado Inquérito das Milícias Digitais. Nele, busca investigar a propagação de fake news e desinformações passadas em massa nas redes sociais e uso ilegal de dados dos usuários.
A iniciativa é de extrema importância, porém em abril deste ano todos se surpreenderam com a decisão do ministro incluir Elon Musk nas investigações. Assim, o dono do X, antigo Twitter, virou notícia no Brasil, inclusive comentado por Roberto Kovalick.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal, incluiu o empresário Elon Musk, dono do X, antigo Twitter, no Inquérito das Milícias Digitais. Musk usou a própria rede para atacar Moraes e ameaçar desobedecer decisões judiciais brasileiras”, destacou o jornalista.
O empresário chegou a comentar em uma publicação de Moraes: “Por que você está exigindo tanta censura no Brasil?”, questionou ele. Além disso, ameaçou reativar todas as contas bloqueadas pela justiça, mesmo que resultasse em uma saída do país. Diante desse cenário de incertezas em relação as investigações envolvendo Elon Musk e a ameaça de reativar as contas bloqueadas, a Anatel emitiu um alerta para todas as operadoras. De acordo com o portal Metrópoles, a empresa deixou a Claro, Vivo e outros em uma espécie de sobreaviso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bloqueio do X, antigo Twitter
Ainda segundo o site, caso o empresário reative as contas, elas deverão, através de uma determinação das autoridades do Poder Judiciário, derrubar a plataforma inteira. Portanto, todos os brasileiros deixariam de ter acesso ao X, antigo Twitter, mas até o momento Elon Musk ainda não fez nada que desrespeite a decisão do STF.
Mais recentemente, Elon Musk utilizou suas redes sociais para criticar novamente a decisão de Alexandre de Moraes, que aumentou a multa de R$100 mil para R$700 mil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O X cumpriu a legislação brasileira ao reter as postagens em questão no Brasil e pagar a multa de 100.000 reais, enquanto aguarda recurso para o plenário do Supremo Tribunal Federal. A tentativa de Moraes de aumentar a multa para 700.000 reais ex post facto e em contradição com sua própria ordem anterior representa uma clara negação do devido processo legal e deve ser anulada em recurso”, disse na rede.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantas pessoas usam o X no Brasil?
O X, ainda muito conhecido por seu antigo nome, Twitter, é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. O país conta com cerca de 22 milhões de usuários ativos, o quarto maior número do mundo inteiro.