Oficial

Novo decreto de Haddad é anunciado ao Banco Central e atinge em cheio a poupança da Caixa, Bradesco e +

Banco Central, Bradesco, Santander, Itaú, Banco Central e Caixa (Fotos: Reproduções / Internet)

Banco Central, Bradesco, Santander, Itaú, Banco Central e Caixa (Fotos: Reproduções / Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novo decreto oficial de Haddad faz com que atinja as poupanças de Caixa, Bradesco e mais bancos

Um novo decreto oficial de Fernando Haddad anunciado pelo Banco Central atinge diretamente em cheio a poupança da Caixa, do Bradesco e de outros bancos fazendo com que milhares de brasileiros que tem a poupança desses bancos fiquem chocados.

De acordo com o portal Terra, em matéria publicada no início de abril deste ano, tendo em vista o aumento do crédito imobiliário no Brasil, uma das propostas do ministro da Fazenda Fernando Haddad, o governo federal pretende lançar um pacote de medidas. Entre as ações destaca-se a redução de 20% para 15% do compulsório da poupança, que é a parcela do dinheiro que as instituições bancárias são obrigadas a manter depositadas no Banco Central (BC).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a liberação, o recurso deve ampliar de 65% para 70% o direcionamento da poupança para o financiamento de moradia no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Além disso, o governo também está elaborando uma espécie de hedge para estimular a venda de carteiras de financiamento habitacional. Ainda segundo a publicação, as medidas podem injetar até R$ 300 bilhões no mercado, de acordo com a análise de técnicos.

Um dos objetivos das propostas é ampliar o mercado secundário para o financiamento habitacional, como já ocorre em outras modalidades com a venda das carteiras dos bancos no mercado. Os contratos são corrigidos pela Taxa Referencial (TR), enquanto a troca de balcão ocorre usando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A partir disso, o governo desenvolve um mecanismo para corrigir essa distorção sem envolver recursos do Tesouro Nacional. Nesse sentido, a trajetória de queda da Selic deve ser aproveitada para promover o mercado secundário do crédito imobiliário em 2025.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em contrapartida, o destrave do compulsório da poupança depende da aprovação do Banco Central no Conselho Monetário Nacional (CMN), já que a instituição é responsável por gerenciar o recurso. A medida está sendo discutida com a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

COMO EU POSSO SABER SE TENHO DINHEIRO ESQUECIDO NO BANCO CENTRAL?

Você pode saber se tem dinheiro esquecido em banco ou em outra instituição financeira pelo site valoresareceber.bcb.gov.br/publico. Não precisa fazer login. Basta informar seu CPF e sua data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para saber se você tem dinheiro para receber, você deve acessar o site oficial de valores a receber do Banco Central, informar o seu CPF e data de nascimento e fazer a consulta. Caso tenha valores parados, é por esse sistema que é feito o pedido de resgate.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile