ANS surpreendeu com novo decreto nada animador para quem tem convênio médico
Se você possui o famoso Plano de Saúde, saiba que o seu convênio da Unimed, Bradesco Saúde, Amil, SulAmérica, entre outras acaba de se enquadrar em um novo decreto da ANS com uma notícia nada animadora.
Para quem não sabe, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), tem como objetivo realizar a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, fiscalizando as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento das ações de saúde no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Amil, Unimed e mais: Plano de saúde com valor da mensalidade aniquilado chega a milhões de trabalhadores
Sendo assim, o novo decreto da ANS foi divulgado na última terça-feira (13), de acordo com informações do portal Metrópoles, foi definido um novo percentual de aumento dos Planos de Saúde.
Antes de mais nada, é muito importante falar que atualmente, um Plano de Saúde é de extrema importância na vida de todo e qualquer cidadão, não é mesmo? Porém, essa notícia não é nada animadora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reajuste de um convênio médico individual deve ser de 7%. Após o decreto da ANS, o plano de reajuste será direcionado para o Ministério da Fazenda, para análise, e o órgão terá 15 dias para o retorno.
Caso aprovado, o índice de reajuste será aplicado entre maio de 2024 e abril de 2025. Embora constituam menos de 20% dos contratos na área da saúde suplementar, os ajustes de planos individuais serão um referencial para os temidos ajustes nos planos coletivos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● ADEUS: 5º maior plano de saúde confirma fim de serviço colossal e se desfaz de 240 mil em 2024
● Fim do pagamento na Unimed, Amil e mais em SP: Nova lei histórica traz plano de saúde gratuito a milhares
● Decreto da ANS: Ana Paula paralisa BDBR com pesadelo da Unimed, Amil e + com 8M de clientes deixados na mão
“A nova metodologia da ANS reflete a variação dos custos dos individuais, e são um risco às empresas, porque mostra o quanto os reajustes que elas querem aplicar está longe da realidade dos cursos”, destacou a coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Suplementar, Ana Carolina Navarrete.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PORQUE O CONVÊNIO MÉDICO SOFRE REAJUSTE?
O modelo de reajuste traduz a variação dos custos médico hospitalares ao longo dos últimos 12 meses, sempre comparando com o dia 31 de dezembro do anterior, de acordo com Míriam Leitão, de O Globo. O porcentual mais baixo deste ano, em 2023, foi de 9,65%.
Não existe somente uma razão para explicar o aumento de vários outros produtos, não só os convênios médicos, mas sim uma combinação de três fatores: inflação, real desvalorizado e oferta e demanda.
Sendo assim, se você possui convênio da Unimed, Bradesco Saúde, Amil, SulAmérica entre outros, não terá como escapar do reajuste, resta confirmar apenas o percentual exato do mesmo, onde 7% foi sugerido por decreto pela ANS.
QUAIS SÃO OS MAIORES CONVÊNIOS DE PLANOS DE SAÚDE DO BRASIL?
Confira a seguir, uma lista com alguns dos maiores planos de saúde do país:
- Amil;
- Bradesco Saúde;
- Golden Cross;
- HapVida Assistência Médica;
- Notredame Intermédica;
- Porto Seguro Saúde;
- SulAmérica. Uma das mais antigas redes do país;
- Unimed;