Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

ATENÇÃO!

Contaminação e prisão: O decreto da ANVISA contra 2 marcas de leite famosas arrancadas dos mercados com URGÊNCIA

25/08/2024 às 19h47

Por: Taís Araújo
Imagem PreCarregada
ANVISA (Foto: Reprodução / Internet)

A Agência de Vigilância Sanitária determinou mais uma proibição que levou a retirada imediata das prateleiras dos mercados; confira mais detalhes

Não há dúvida de que a Anvisa é um dos principais órgãos no que se refere a qualidade final dos produtos. A autarquia, para quem não sabe, busca proteger a saúde da população por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sempre entra em cena afim de realizar uma série de proibições. Dessa vez, a autarquia precisou agir após denuncia envolvendo duas marcas famosas arrancadas do mercado às pressas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa proíbe marca de sorvete e mais 1 produto - (Foto: Reprodução / Internet)
Anvisa – (Foto: Reprodução / Internet)

Os produtos em questão tratam-se de leites, que foram notificadas sobre a possível presença de formol em seus produtos, de acordo com uma investigação conduzida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro do Sul. Embora a empresa tenha removido os produtos das prateleiras, ela contestou a alegação de irregularidade.

Vale destacar que o leite é um dos produtos mais consumido pelos brasileiros, uma vez que ele pode ser utilizado em diversos alimentos, bem como bolos, tortas, vitaminas e entre outros. Ele é ricos em diversas vitaminas, fornecendo importante nutrientes para o organismo humano.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2014, apesar das investigações do Ministério Público do Rio Grande do Sul apontarem para adulteração do leite, a empresa LBR Lácteos, detentora das marcas Líder e Parmalat, refutou as alegações de que os produtos enviados para o Paraná e São Paulo estavam adulterados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por sua vez, a LBR ressaltou que conduziu testes adicionais em amostras de leite dos lotes suspeitos de contaminação e não encontrou quaisquer problemas. No entanto, o Ministério da Agricultura determinou a retirada do produto do mercado.

Diante isso, a LBR buscou amparo judicial e solicitou que o produto não fosse retirado do mercado. Como resultado das investigações, o proprietário de um posto de resfriamento em Condor, MS, acabou sendo preso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme o Ministério Público, aproximadamente 300 mil litros de leite adulterado foram enviados para Guaratinguetá, em São Paulo, e Lobato, no Paraná, onde foram comercializaríamos. O MP destacou que os transportadores estavam realizando a transferência de leite de um caminhão para outro sem seguir os padrões adequados de higiene.

Pronunciamento da empresa

“A LBR Lácteos Brasil S/A, em relação às notícias divulgadas pela imprensa sobre a fraude do leite no Estado do Rio Grande do Sul informa que:

1) O leite cru utilizado para a fabricação de leite UHT das marcas Parmalat e Líder foi submetido a testes pela LBR e analisado por laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura (MAPA). Todas as 13 análises realizadas, incluindo testes do MAPA, apresentaram resultado NEGATIVO para a presença de formaldeído, não oferecendo, portanto, qualquer risco à saúde e sendo considerados próprios para o consumo.

2) Em 25/02/2014, a LBR foi comunicada pelo Ministério da Agricultura sobre a possível contaminação de lote de leite cru adquirido de fornecedor no Rio Grande do Sul, em 10/02/2014. Feita a rastreabilidade do produto, a empresa prontamente providenciou, em carácter preventivo, o recolhimento desses lotes junto a seus clientes.

3) Dado o compromisso da empresa com a qualidade dos seus produtos e o respeito aos consumidores, esclarecemos que os clientes que porventura ainda detiverem os produtos identificados abaixo pela data e pelo lote de fabricação, poderão entrar em contato com nosso Serviço de Atendimento aos Consumidores – SAC, pelo telefone 0800 011 2222 ou pelo e-mail [email protected], para esclarecimento ou solicitação de troca ou devolução de produtos, sem qualquer ônus.

Leite UHT integral marca Parmalat – Produzido em Guaratinguetá/SP entre 22h00 de 13/02/2014 e 06h45 de 14/02/2014, comercializado no Estado de São Paulo.
Leite UHT integral marca Líder – Produzido em Lobato/PR entre às 05h05 e 07h43 de 13/02/2014, e de 00h00 até 05h25 de 14/03/2014, comercializado no Estado do Paraná.

4) Finalmente, a LBR ressalta seu compromisso com a qualidade de seus produtos e reitera que possui os mais rigorosos padrões de segurança alimentar. Além da análise em 100% da matéria-prima recebida, a empresa realiza análise de todos os lotes de produtos acabados, assegurando que seus consumidores tenham à sua disposição produtos seguros e de altíssima qualidade.”

Situação atual

Com base em investigações realizadas pelo TV FOCO, que incluíram pesquisas em mercados importantes e sites de comércio eletrônico, tanto a Líder quanto a Parmalat continuam operando normalmente no momento, indicando que a questão foi adequadamente solucionada.

Quando a ANVISA foi fundada?

Fundado em janeiro de 1999 pela Lei 9782/1999, o órgão é uma ferramenta reguladora, vinculado ao Ministério da Saúde, para estabelecer um padrão de qualidade em produtos e serviços no Brasil.

🚨 Dona Déa ganha programa na Globo + Datena alega legítima defesa por cadeirada + Estreia de A Fazenda bomba 

Anvisa
leite
líder
pamalat

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.