A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decretou a retirada de 2 famosas marcas de temperos populares dos mercados por substância fatal e até pelo de rato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através da Resolução-RE Nº 900, de 5 de março de 2024, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 386-26 produto Canela em Pó, marca Kodilar, validade: 05/10/2024, fabricado pela empresa M.W.A. Comércio de Produtos Alimentícios LTDA.
SAIBA MAIS! Podridão e ninho de baratas: 4 restaurantes amados interditados pela Anvisa e anúncio bomba aos clientes
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi motivada considerando o resultado do laudo de análise definitivo nº 830.1P.0/2023, emitido pela Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Minas Gerais; que apresentou resultados precários quanto ao ensaio de pesquisa de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana.
Trata-se de pelo de roedor (rato) e de falhas das Boas Práticas (fragmentos de insetos) no lote do produto citado acima, que podem causar riscos à saúde de acordo com informações da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até o momento não foram encontradas justificativas ou respostas oficiais da empresa comentando o assunto.
Porém, a situação envolveu apenas os lotes citados, sendo assim, a marca segue comercializando normalmente os seus produtos, entre eles a marca de temperos Canela em Pó da marca Kodilar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL A OUTRA MARCA DE TEMPERO RETIRADA DOS MERCADOS?
Também de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o produto proibido foi a Pimenta-do-reino preta moída pura da marca Fã.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que a determinação da Anvisa aconteceu através da publicação da Resolução-RE Nº 504, de 07 de fevereiro de 2024.
Na ocasião, a agência suspendeu a comercialização, distribuição, propaganda e o recolhimento do lote nº 0892308 do produto Pimenta-do-reino preta moída pura da marca Fã, da empresa Junco Industria e Comércio Ltda. Eles ainda explicaram o motivo da decisão chocante.
A medida foi provocada pelo resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, emitido por Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias).
A presença da substância fatal foi o fator determinante. Isso porque, de acordo com informações do portal Gov, a Salmonella pode causar dois tipos de doença: salmonelose não tifóide e febre tifoide.
Os sintomas da salmonelose não tifóide podem ser bastante desagradáveis, mas a doença geralmente é autolimitada entre pessoas saudáveis (embora possa levar à morte em alguns casos).
O QUE A ANVISA FAZ?
Tem por objetivo institucional promover a proteção da saúde da população, através do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária.
Inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, assim como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.