Que situação
Peixe, azeite e amendoim: Decreto urgente da ANVISA e 2 marcas arrancadas de mercados devido à contaminação
12/03/2024 às 18h29

Agência nacional de vigilância sanitária foi em busca de decretar a retirada de duas marcas famosas dos supermercados
A Anvisa precisou agir de forma urgente para conseguir fazer a retirada de dois produtos famosos dos supermercados por problemas de higiene.
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Todas as informações são retiradas diretamente do portal da Vigilância Sanitária onde conta o que aconteceu, o dia e quais os produtos foram retirados dos supermercados.
Vale destacar que a Anvisa é a empresa que gerencia as leis e a regulamentação dos estabelecimentos. A polícia ou a vigilância sanitária que vai até o local fazer a fiscalização.
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A ANVISA PROIBIU O AMENDOIM JAPONÊS DA MARCA CANAÃ?
De acordo com o perfil da Vigilância Sanitária, a Anvisa informou que suspendeu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso, e determina o recolhimento de todos os lotes do produto Amendoim Japonês, marca Canaã, fabricado pela empresa Ronaldo de Souza.

O álcool líquido voltou a ter a sua proibição de venda decretada pela Anvisa (Reprodução: Internet)

Álcool em Gel (Foto: Reprodução / Getty Images)

Álcool 70% foi barrado pela ANVISA (Reprodução: Internet)
A medida foi motivada considerando a ausência de advertências quanto à presença de soja e trigo na rotulagem do produto.
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Não foi encontrado nenhuma nota da empresa, nem informações sobre voltar a vender o mesmo.
Outra empresa que a Anvisa emitiu nota foi a Azeite de Oliva Extravirgem, marca Vincenzo, fabricado pela empresa TRL Internacional Importadora e Exportadora.
A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório no ensaio de determinação do índice de refração e do índice de iodo WIJS, conforme Laudo de Análise Fiscal Inicial nº 648.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels – LACEN /RJ.
Também não foi encontradas notas sobre a situação do produto.
É importante destacar que a Anvisa ajuda a fiscalizar os produtos para que cheguem de forma íntegra aos clientes e não causem problemas de saúde as pessoas.
Não apenas em produtos com fabricações ruins, mas também por exemplo com rótulos mal fabricados ou que não contém toda a informação do produto que está sendo vendido.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br