Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, pegou milhares de pessoas que usam o metrô do RJ diariamente de surpresa ao confirmar uma novidade para as linhas
Milhares de pessoas que precisam usar o metrô do Rio de Janeiro vão gostar dessa notícia envolvendo o governador do estado, Cláudio Castro. Um projeto de expansão das linhas foi confirmado e está em vigor.
Hoje, o estado do Rio de Janeiro conta 41 estações, divididas nas Linhas 1, 2 e 4, percorrendo milhares de quilômetros, que ajudam milhares de pessoas a se locomoveram para seus trabalhos e até escolas. Mas, o que atrapalha é que esse é um valor baixo de estações se comparar a quantidade de pessoas que usam o transporte.
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A boa notícia é que em outubro de 2023, Cláudio Castro anunciou que pretendia levar o metrô até o bairro da zona oeste da capital, a cerca de 30 quilômetros do centro, conforme informações do site Agência Brasil.
“A gente entende que transporte de massa é sobre trilhos. Vai ser muito importante para a população que vem trabalhar no bairro e para quem sai do bairro para trabalhar”, disse Cládio Castro.
A segunda virada é que a ideia é aumentar as estações, tendo em vida que nos últimos 25 anos apenas 16 novas estações foram construídas. Ocorreu um aumento de pessoas que usam o metrô, então os moradores esperam que ocorra um aumento nas linhas e estações.
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A terceira virada é que apesar do aumento ser confirmado, a expansão do metrô do RJ será lenta. De acordo com um especialista ouvido pela Agência Brasil, o motivo disso é o preço alto: “Para construir o metrô, precisa ter um número de passageiros bastante robusto, porque é investimento que se paga no longuíssimo prazo”.
Atualmente, a média de passageiros de todo o sistema é de 650 mil por dia, e a tendência é sempre aumentar, tendo em vista que o transporte tende a ser o mais rápido se comprar com quem precisa pegar trânsito.
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QUAL O MAIOR METRÔ DO BRASIL?
De acordo com o Poder 360, a maior malha está localizada em São Paulo, com 377,2 quilômetros e 187 estações somando as linhas de metrô, trens urbanos e monotriho. Em 2º lugar fica o Rio de Janeiro, com uma rede integrada de 287,5 quilômetros.
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