É oficial!
Decreto de Nunes: Bocardi paralisa BDSP com lei de trânsito que traz proibição e atinge motoristas do Ifood
16/09/2024 às 10h44
Lei de trânsito com proibição e decreto do prefeito Ricardo Nunes chegam na capital de São Paulo e Bocardi confirma motoristas que são atingidos no BDSP
Com o aumento do risco de vida de inúmeros motociclistas, uma lei de trânsito já em vigor chega com proibição aos motoristas, atingindo até mesmo entregadores de app, como IFood, e o âncora Bocardi confirma decreto do prefeito Ricardo Nunes diante situação pavorosa no Bom Dia São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Falado os dados do trânsito da capital, que trouxeram uma informação muito preocupante, porque entre janeiro e julho desse ano, 246 motociclistas morreram nas vias da nossa cidade. É a maior marca desse período desde 2015”, informou o jornalista durante o telejornal que foi ao ar em julho.
Acontece que segundo o telejornal, o 1° semestre de 2024 foi o mais mortal para motociclistas na cidade de São Paulo. O número representa um aumento de 25,5% em ralação a 2023, colocando especialmente a vida de entregadores como IFood e Rappi, em perigo, já que estão mais sujeitos a se mobilizar frequentemente pela capital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por outro lado, de acordo com o G1, não houve mortes nas recém-implementadas faixas azuis. São 98 quilômetros de faixas exclusivas para motos espalhados em dez avenidas da capital. A meta da prefeitura é expandir para 200 quilômetros até o fim do ano.
“Já tivemos uma grande diminuição de acidentes e óbitos com este projeto que salva vidas, protegendo mais de 1,3 milhão de motociclistas que transitam pela cidade. Cada metro de Faixa Azul evita que mais pessoas cheguem aos nossos CERs ou mesmo irem a óbito”, disse o prefeito Ricardo Nunes, em junho para o portal Diário do Transporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A prefeitura da capital ainda disse que tem implementado medidas para reduzir o número de mortes nas ruas, como a ampliação da faixa azul e das 995 frentes seguras, que são os boxes de espera em semáforos para aumentar a segurança de motociclistas e pedestres.
Além das medidas de segurança, desde 2021, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito de São Paulo (SMT) proibiu a circulação d e motos pequenas na via expressa das Marginais da capital. A lei só não se aplica para motos maiores, que podem circular em horários determinados.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Suspensão: Nova lei de Lula chega com alerta máximo à poupança e atinge em cheio a Caixa
● Nova lei da CNH com isenção aos idosos 60+ chega em 2024 em apenas 2 passos simples
● Detran em alerta: Nova lei da CNH crava 2 proibições para motoristas 60+ em 2025
Desse modo, quem não obedece à proibição logo comete infração de trânsito média, punido com multa de R$130,16, além de perder quatro pontos na carteira de motorista. De acordo com o Estadão, as motos já são proibidas na apostas expressas e central da Marginal Tietê desde 2010.
Qual é a multa mais cara para motos?
Conduzir motocicleta sem possuir CNH. A falta de habilitação adequada é uma infração considerada gravíssima e acarreta multa no valor de R$ 880,41. Vale ressaltar que o valor da multa pode ser reajustado pelos órgãos responsáveis pela fiscalização de trânsito).
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.