ADEUS!

Decreto de Tarcísio e acabou a farra: Demolição de shopping popular de SP é armada e faz paulistas chorarem

31/07/2024 às 20h05

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Decreto de Tarcísio crava demolição de shopping popular de SP - Foto: Internet

O decreto do Governador Tarcísio de Freitas chega para cravar o adeus do centro comercial amado de SP após anos de fundação. A notícia tem feito os paulistas chorarem

Não há dúvidas de que ir ao shopping é um dos passatempos favoritos de milhões de brasileiros. Afinal, em um mesmo local são ofertados diversos serviços amados e que vão de lojas de roupas até restaurantes populares. Aliás, de acordo com informações da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), o Brasil possui cerca de 639 estabelecimentos desse tipo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, apesar do sucesso e milhares de visitas diárias, o assunto da vez não é tão agradável assim, visto que trata-se do adeus armado de um centro comercial queridinho após decreto do Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas.

A grande realidade é que, a população de Guarulhos deve em breve se despedir do famoso Shopping Poli, situado no centro da cidade e que será ‘despejado’ do seu local. A decisão, de acordo com o portal ‘Guarulhos Todo Dia’, se dá após o decreto 68.552 de 22 de maio de 2024, de Tarcísio, que por sua vez, cravou a desapropriação de Número de blocos para a construção de cinco estações do Metrô, poços de ventilação e saída de emergência na cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tarcísio de Freitas sancionou o aumento da tarifa (Reprodução: Cleiby Trevisan)
Tarcísio de Freitas (Reprodução: Cleiby Trevisan)

Dessa forma, o famoso Calçadão Dom Pedro II, no centro de Guarulhos, deve ser totalmente reestruturado no decorrer dos anos vindouros. No projeto, a futura estação da linha 19-Celeste do Metrô irá passar pelo local. O decreto crava que uma área de quase 11 mil metros quadrados será desapropriada na região da Rua Dom Pedro II, com o Poli Shopping, pertencente ao grupo General Shopping & Outlets do Brasil, sendo atingido em cheio.

Vale destacar que a linha 19-Celeste chega para ligar Guarulhos ao centro de São Paulo, passando pela zona norte, com 17,6 km de trilhos, de acordo com a mesma fonte. No total, serão cinco estações do Metrô para o guarulhense: Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos e Bosque Maia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante considerar que a expectativa do governo de SP é dar início as desapropriações o mais rápido possível, visando o início das obras no ano de 2025, quando um leilão deve cravar a concessionária responsável pela linha do Metrô.

Mesmo a expectativa da chegada de uma nova linha que facilite a vida de milhares sendo gigantesca, o processo de desapropriação pode ser lento, visto que nem sempre ocorre amigavelmente. Além disso, existe uma questão de estudos técnicos e estruturais para saber se, realmente, é possível fazer o Metrô passar pelo local.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, é possível notar que Tarcísio de Freitas, juntamente com o governo de SP, tem trabalhado para a expensão do metrô da capital. Porém, o adeus do Poli Shopping também chega como uma péssima notícia para milhares que gostam de visitar o local.

O Poli Shopping foi inaugurado em 1989, sendo o primeiro centro de compras no modelo de shopping center da cidade. Ele conta com 38 lojas divididas em quatro pisos, tendo 130 vagas de estacionamento e 3.386 m² de ABL (Área Bruta Locável).

Qual o maior shopping do Brasil?

Segundo o Wikipédia, o Shopping Leste Aricanduva, em São Paulo, é o maior centro de compras do Brasil e da América Latina. O Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas, é o quarto maior estabelecimento do Brasil. O RioMar Recife é o 5º maior centro comercial do Brasil. O RioMar Fortaleza é 7º maiores do Brasil.

Metrô de São Paulo
poli shopping
Tarcício Freitas

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.