CONFIRA!
R$ 33 bilhões e 24 estações: Decreto de Tarcísio no Metrô arma nova linha colossal no coração de SP
02/09/2024 às 19h28
O Governador, Tarcísio de Freitas surpreende população de São Paulo com anúncio de nova linha de metrô para a população. A seguir, confira todos os detalhes sobre essa grande novidade
A cidade de São Paulo é conhecida por ter a maior linha de metrô do país e diariamente, milhões de paulistas usam esse meio de transporte para se locomoverem. Dessa vez, falaremos sobre uma grande novidade, cravada pelo Governador do estado, Tarcísio de Freitas, para quem usa esse meio de transporte público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o ‘Exame’, o Metrô de São Paulo planeja construir uma nova linha, a 20-Rosa, que liga a região da Lapa na capital até Santo André, região ABC, passando pela Avenida Brigadeiro Faria Lima. Recentemente, ao ‘Diário do Grande ABC, Tarcísio falou sobre a busca pelos terrenos para implantar o pátio de manobras e manutenção dos trens da futura linha.
“Queremos começar pela região, mas é preciso construir pátio de manobras e manutenção. Estudos estão em andamento”, garantiu Tarcísio de Freitas ao ser questionado por jornalistas sobre o projeto metroviário prometido pelo governador durante a campanha — inclusive em entrevista concedida na sede do Diário, em Santo André.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Linha 20-Rosa
As informações dão conta de que a extensão da linha será de 30,9 km e terá 24 paradas com novas estações e já existentes. A expectativa é que a linha 20 poderá atender 1,29 milhão de pessoas diariamente. Segundo a fonte o cronograma atual se cumprir, o ramal ficaria pronto em 2035, a um custo atual estimado em R$ 33 bilhões.
Pelo projeto atual da Linha 20-Rosa do Metrô, seu traçado parte de Santa Marina, onde haverá conexão com a Linha 6-Laranja, em construção. Em seguida, passará pela Lapa (acesso às linhas 7-Rubi e 8-Esmeralda), Vila Romana e sobe até a Rua Cerro Corá. O projeto prevê estender a Linha 2-Verde da Vila Madalena até este novo ponto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto da Linha 20-Rosa prevê duas novas estações perto da avenida, nas esquinas com as ruas Tabapuã e Jesuíno Cardoso. A conexão com a Linha 4-Amarela será feita na estação Fradique Coutinho. Depois disso, o trajeto passa por Moema (conexão com a 5-Lilás), Indianápolis, Saúde (1-Azul) e seguiria até o ABC, com estações em São Bernardo do Campo e Santo André. A última parada terá conexão com a 10-Turquesa da CPTM.
QUAL O TAMANHO DO METRÔ DE SÃO PAULO?
Já que confirmamos que ele é o maior, agora vamos expor dados que comprovem isso. Segundo informações do site Metro SP, a estrutura conta com 104,4 km de extensão e 91 estações. De modo geral, a rede metroviária da cidade é composta por 6 linhas, sendo a maior a Linha 3-Vermelha, com 22 km.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “A partir do dia 1°”: Eduardo Paes crava FIM de serviço vital no metrô do RJ e substituto chega em 2025
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Abandono e estado deplorável: Fim de 3 estações do metrô de SP deixa paulistas sem chão
A bitola das linhas 1, 2 e 3 é de 1,6 m, enquanto as linhas 4, 5 e 6 têm uma bitola de 1,435 m e as linhas 15 e 17 têm uma bitola de 0,69 m. A velocidade máxima das linhas 1, 2 e 3 é de 87 km/h, enquanto as 4, 5 e 15 têm uma velocidade máxima de 80 km/h
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.