Shopping deverá ser demolido após decreto em São Paulo
Nesta quarta-feira, 23, traremos todos os detalhes sobre uma possível demolição de um dos maiores rivais do Internacional Shopping Guarulhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A possível demolição trará espaço para um substituto milionário na cidade de São Paulo.
Mas, afinal, o que aconteceu?
Primeiramente, a possível demolição irá atingir o Shopping Poli devido a construção de cinco estações da Linha 19-Celeste do Metrô.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A obra da Linha 19-Celeste faz parte do programa SP nos Trilhos, do Governo de São Paulo, liderado por Tarcísio de Freitas.
Decreto
No dia 22 de maio de 2024, o Governo do Estado de São Paulo publicou o Decreto nº 68.552, declarando como utilidade pública diversos imóveis localizados em Guarulhos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Alesp, do Governo Federal, o decreto tem como objetivo permitir que a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) possa desapropriar e ocupar esses imóveis.
Rival do Internacional Shopping Guarulhos
Por conta da construção da linha 19-Celeste do Metrô, o Shopping Poli será um dos imóveis desapropriados, de acordo com informações do portal Diário dos Trilhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o decreto também especifica que o Metrô deverá buscar uma solução, seja amigável ou judicial, para desocupar todos os imóveis afetados.
Shopping Poli
O Shopping Poli, localizado na região central de Guarulhos, atrai um alto fluxo de consumidores diariamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com 4 andares, 38 lojas e uma praça de alimentação, o shopping tornou-se um importante ponto de convivência entre os moradores.
Porém, é importante ressaltar que, até o momento, não há informações oficiais de quando acontecerá a demolição do shopping.
Desapropriação
Além disso, para que um imóvel seja desapropriado, o órgão responsável – neste caso, o Metrô – precisa seguir os seguintes passos:
- Publicação do Decreto de Utilidade Pública no Diário Oficial estadual;
- Cadastro dos imóveis dos endereços prejudicados;
- Visita aos locais por agentes do Metrô;
- Elaboração de laudo para definição do valor dos imóveis;
- Encaminhamento de notificação extra judicial para o dono do imóvel com o valor avaliado (caso o morador negue o valor, o caso vai para a justiça).
- Até o momento, nenhuma etapa do processo foi realizada.
Porém, o portal oficial do Governo de São Paulo informa que ainda não está notificando moradores sobre qualquer processo de desapropriação de imóveis na região norte de São Paulo e município de Guarulhos.
Desse modo, é importante ficar atento a qualquer informe enviado diretamente aos imóveis, pois são fraudes.
Nova linha do metrô
A Linha 19-Celeste conectará a região central de São Paulo a Guarulhos, passando pela Zona Norte da cidade, Shopping Internacional e Vila Augusta.
No dia 24 de maio de 2025, o Metrô abriu a licitação para a construção da Linha 19-Celeste.
De acordo com informações do G1, a contratação envolve a elaboração do projeto executivo e a implementação de 17,6 km de vias, 15 estações e um pátio de manutenção.
Quando a linha de metrô ficará pronta?
Por fim, segundo o governo de São Paulo, a meta é assinar os contratos e começar a elaboração dos projetos executivos até o fim deste ano.
Ou seja, a obra deverá começar em 2026 e devem ser concluídas em até 72 meses.
Considerações finais
Em suma, o Shopping Poli, rival do Internacional de Guarulhos, poderá ser um dos empreendimentos afetados pela construção da linha 19-Celeste do Metrô.
Veja mais informações sobre o transporte público clicando aqui.