ALERTA!
Decreto de Tarcísio chega voando com nova lei que traz PROIBIÇÃO e atinge em cheio o shopping JK em SP
12/07/2024 às 11h40
Confira nesta matéria tudo sobre o decreto do Governador Tarcísio de Freitas que chega voando com uma nova lei que crava proibição que atinge diversos locais em São Paulo, inclusive o Shopping JK Iguatemi
Se surpreenda na manhã desta sexta-feira (12), de julho, ao saber todos os detalhes de um novo decreto do Governo de Tarcísio Freitas, em São Paulo, que chega voando com uma nova lei que traz uma proibição que atinge em cheio diversos locais no estado, incluindo um dos shoppings mais famosos da região, o Shopping JK Iguatemi. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto e veja o que pode ser proibido no estabelecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal ‘quatro rodas’, existem cerca de 19 carregadores elétricos para cada veículo dessas modalidade em circulação no Brasil. Recentemente, uma medida do Corpo de Bombeiros de São Paulo, pode começar a inviabilizar, devido aos custos, a implantação de novos carregadores públicos, em prédios e garagens de estabelecimentos comerciais, como supermercados e gigantes como o Shopping JK Iguatemi.
As informações dão conta que, uma análise enviada para consulta pública do Governo de Tarcísio, quer endurecer as regras para a instalação de carregadores. Em áreas externas, as estações de recarga seriam obrigadas a ter um distanciamento de 5m, para cada lado, em relação a outras vagas ou estarem divididas por paredes corta-fogo com pelo menos 1,60 m de altura e 5 m de largura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já para estacionamentos, com mais de 50% de área coberta ou em sobressolo, ou subsolos, como no Shopping JK, de acordo com o parecer técnico do Corpo de Bombeiros, a parede corta-fogo deverá se estender até o teto e cada vaga deveria ter sistema de detecção de incêndio com dois chuveiros automáticos com vazão de água definida conforme o estabelecido na análise.
Além de outros detalhes que estão previstos na análise técnica. Bom, em suma o custo para a instalação da infraestrutura adequada para os pontos de carregadores elétricos seria muito alto, visto todos os detalhes e principalmente a estrutura de combate a incêndio. Sendo assim, se esse parecer se tornar uma lei, muitas situações serão dificultadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por exemplo, quem mora em apartamento terá ainda mais dificuldade para ter seu próprio carregador, visto que teria que arcar com toda a infraestrutura adequada para o local. Novos empreendimentos terão que contemplar as estruturas de proteção contra incêndios em seus projetos. Além de locais como o Shopping JK Iguatemi, precisarem se regularizar.
Por que toda essa proteção envolvendo o carregamento de carros elétricos?
O argumento da análise é o “potencial risco de ignição das baterias de ions de lítio, que podem aumentar consideravelmente a carga de incêndio nos estacionamentos”, de acordo com o parecer técnico.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Detran convoca lista de CPFs aprovados para conquistar CNH de graça em apenas 10 passos simples
● Salário mínimo disparado, atualização do 14° e +1: 3 vitórias chegam voando aos trabalhadores em 2025
● Risco de câncer: Jornal da Globo confirma interdição da Anvisa contra n°1 das mulheres
“Estudos globais, que versam sobre protocolos seguros para instalação de estações de recarga de veículos alimentados por baterias de lítio, concluíram que há uma melhor eficácia de extinção a esta categoria de incêndio quando há uma detecção e combate nos primeiros instantes de fuga térmica”.
Quanto custa para carregar um carro elétrico em São Paulo?
Segundo o portal ‘Nord Investimentos’, o preço para carregar um carro elétrico em São Paulo irá variar conforme o local, onde em alguns lugares pode até mesmo ser gratuito. Já em outros locais o serviço pode ser cobrado de acordo com o preço por kWh (kilowatt-hora) e o tempo de uso do carregador.
No Shopping JK Iguatemi, por exemplo, o abastecimento é gratuito. No entanto, é necessário deixar no serviço de valet, o que custa R$ 38 pela primeira hora e R$ 15 nas horas seguintes. Vale dizer que, clientes Visa Platinum e Infinite têm a primeira hora gratuita no serviço, assim só pagando pelo tempo seguinte, caso seja necessário.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.