Iniciativa do Banco Central acerta em cheio segurados do INSS
O Banco Central do Brasil bateu um martelo redução da Taxa Selic e essa decisão atingiu positivamente os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiro vamos comentar sobre a decisão do BC. Conforme informações do G1, em 8 maio de 2024, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu os juros básicos de 10,75% para 10,5% ao ano.
Com isso, no dia 27 de maio, conforme informações do site Agência Brasil, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) um novo limite de juros. O limite de 1,68% passou para 1,66% ao mês para operações de crédito consignado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E a justificativa usada pelo conselho para a redução foi o fato do Banco Central ter reduzido a Taxa Selic. Isso é uma grande vitória para aposentados e pensionistas que precisam pegar um dinheiro emprestado em bancos. Eles vão pagar menos juros.
AFETA SALÁRIO DOS APOSENTADOS POSITIVAMENTE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A redução vai impactar os salários dos aposentados e pensionistas de forma positiva, uma vez que agora quando forem solicitar um empréstimo consignado, o valor descontado de seu salário será menor. Apesar do BC ter o foco na Selic, a decisão foi ótima para segurados do INSS de forma indireta.
Vale destacar que a Selic está ligada diretamente aos juros da poupança. Dessa maneira, quem tem esse tipo de conta, também precisa está atendo aos decretos do Banco Central.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: 4 alertas severos são emitidos para clientes com conta-corrente e poupança em 2024
● Cartão de crédito está com os dias contados: Novo serviço do Banco Central chega com substituto salvador
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
O BANCO CENTRAL É AUTÔNOMO?
O Banco Central do Brasil (BCB) é uma autarquia federal vinculada, mas não subordinada, ao Ministério da Economia. Foi criado pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, conforme informações de seu site oficial. Dessa maneira, podemos dizer que é autônomo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE