Banco Central pega todos de surpresa e realiza decisão que afeta diretamente a conta poupança de todos os banco
Uma recente medida do Banco Central traz uma notícia desfavorável para os pequenos poupadores. A decisão afeta diretamente aqueles que mantêm R$4 mil ou menos nas contas de poupança de grandes instituições financeiras como Caixa Econômica Federal e Bradesco.
A mudança, que visa ajustar políticas econômicas, pode impactar o rendimento já limitado dessas contas, tornando necessário um replanejamento financeiro para milhares de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Isto É Dinheiro, o comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu no dia 19 desse mês, manter a taxa Selic em 10,50% ao ano. A pausa – ou possível encerramento do ciclo de cortes – na taxa básica de juros impacta diretamente o rendimento de investimentos atrelados à Selic.
No entanto, com os juros reais ainda elevados, as aplicações em renda fixa continuam oferecendo ganhos acima da inflação e retornos significativamente superiores aos da caderneta de poupança.
Conforme o buscador de investimentos Yubb, um investimento no Tesouro Selic apresentará um rendimento líquido real de 4,19% ao ano, após descontar a inflação e o imposto de renda. Esse índice supera o da poupança, que pagará 3,37% em 12 meses. J
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Haddad ciente: Banco Central libera R$500 em 3 passos para salvar lista de CPFs com nova forma de pagamento
● Comunicado do Banco Central ao confirma fim de serviço vital da Caixa, BB, Itaú e + bancos após 39 anos
● Caixa, Itaú e + cientes: Banco Central emite comunicado e decreta suspensão de 3,5M no PIX em 2025
á no CDB, o rendimento varia conforme a instituição financeira, oscilando entre 2,19% e 5,39% ao ano, segundo a plataforma.
Para aplicações isentas de Imposto de Renda, como LCI e debêntures incentivadas, o rendimento real pode alcançar até 7,60%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como a poupança funciona?
Atualmente, a poupança oferece uma rentabilidade de 0,5% ao mês, totalizando 6,17% ao ano, somada à Taxa Referencial (TR), quando a Selic está acima de 8,5% ao ano. A regra funciona da seguinte forma:
- Quando a taxa Selic é superior a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é de 0,5% ao mês, mais a TR;
- Quando a Selic é inferior a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança equivale a 70% da taxa Selic, somada à TR.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE