Com decreto oficial do BC, três dos maiores no Brasil tem falência oficializado para desespero dos clientes
O Banco Central oficializou em comunicado a falência de 3 bancos gigantes no Brasil para desespero dos clientes com fim.
Isso porque grande parte dos brasileiros eram clientes de um desses bancos o isso fez com que as pessoas se desesperassem com os próximos passos do Banco Central sobre isso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Nord Investimentos, em matéria publicada em fevereiro do ano passado, informou que o Banco Central decretou a falência das financeiras PortoCred e BRK.
As duas estavam em situações complicadas no balanço há alguns anos.
Apesar disso, os títulos desses bancos eram amplamente encontrados em plataformas de corretoras e distribuídos para o investidor pessoa física.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A grande atratividade era que esses papéis pagavam taxas maiores que os bancos tradicionais. Com isso, atraíam muitos interessados nos seus produtos.
Essas notícias acontecem logo depois do caso de Americanas (AMER3), Light (LIGT3) e Oi (OIBR3). O cenário atual para crédito privado é extremamente desafiador.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O não pagamento dessas empresas contaminou diversos outros bancos como Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), BTG Pactual (BPAC11), Daycoval (DAYC4), entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os balanços do quarto trimestre (4T22) mostraram aumento de provisão, queda nos lucros e redução de Basileia.
Outro banco que também teve falência decretada foi o Banco Maisonnave. Ele surgiu em 1977 pela aquisição da carta-patente do Banco SPI, de São Paulo.
No final de 1979 já possuía 4 agências e em 1981 oito: Porto Alegre, Caxias do Sul, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Novo Hamburgo, Canoas e São Leopoldo); no final de 1982 eram quinze.
O Banco foi afetado quando o Banco Sulbrasileiro sofreu intervenção em 1985, perdendo muitas aplicações e reduzindo a captação. Seu presidente, Roberto Maisonnave, ainda tentou negociar uma parceria com a American Express, mas teve a negociação vetada pelo Banco Central.
O banco foi liquidado extra-judicialmente em 19 de novembro de 1985, no mesmo dia que o Comind e o Banco Auxiliar de São Paulo, tendo suas agências sido transferidas para o Banco Meridional e BCR.
COMO CONSULTAR VALORES A RECEBER DO BANCO CENTRAL?
Você pode saber se tem dinheiro esquecido em banco ou em outra instituição financeira pelo site valoresareceber.bcb.gov.br/publico. Não precisa fazer login. Basta informar seu CPF e sua data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa.