Banco Central tem decreto para quem investe em poupança da Caixa, BB, Bradesco e outras
Não importa o banco que você investe, todos eles devem oferecer a tradicional poupança como forma de você guardar o seu dinheiro. É válido destacar que ela não rende como outras opções de renda fixa, mas tem suas vantagens.
Dentre elas a segurança financeira, uma vez que você não corre riscos de perder dinheiro, apenas de não ganhar muito com ele. A poupança, para quem não sabe, segue a taxa Selic, e essa é definida pelo Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por exemplo, conforme o Info Money, se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o dinheiro aplicado na poupança rende 0,5% ao mês mais a variação da Taxa Referencial (TR). Contudo, se a Selic for 8,5% ao ano ou abaixo disso, o rendimento da caderneta passa a ser equivalente a 70% da Selic mais a variação do TR.
Então, quando há queda na Selic, quem tem poupança seja na Caixa, BB, Bradesco ou outros, sentirá os rendimentos da poupança menores e isso é ruim para o bolso. E se a taxa subir, os rendimentos também sobem um pouco dependendo.
EXEMPLO NA PRÁTICA.
Vamos supor que você aplique R$ 4 mil em qualquer um dos bancos citados e pretende deixar esse dinheiro aplicado por um ano. Conforme simulação do site iDinheiro, em 12 meses, você terá ganhado de juros R$ 246,80. É um valor baixo, que faz com que investidores fujam da poupança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Então basicamente, você que investe em poupança vai depender da taxa que o Banco Central vai definir e isso será ruim para seus rendimentos dependendo do valor da Selic fixada.
A POUPANÇA É ISENTA DO IMPOSTO DE RENDA?
Sim, os rendimentos dela são isentos de Imposto de Renda, então o valor que você ganha é somente seu. Outros investimentos acabam pagando e por isso não são interessantes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE