ALERTAS!
Expulsão: Decreto do iFood em vigor nesta quarta (4) traz 2 alertas e o que está suspendendo contas no app
04/12/2024 às 17h00
IFood pode excluir a conta de entregadores por conta de duas regras
Fundada em 2011, o iFood tornou-se uma das maiores empresas de entregas por aplicativo do Brasil. Desse modo, é comum que trabalhadores iniciem uma jornada na empresa.
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Atualmente, existem mais de 200 mil profissionais ativos na plataforma, fazendo delivery em 1.700 cidades pelo país, de acordo com dados da própria empresa.
Porém, nesta quarta-feira, 04, uma notícia envolvendo um decreto do iFood pegou inúmeros brasileiros de surpresa devido a dois alertas envolvendo a suspensão das contas.
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Mas, afinal, o que aconteceu?
De acordo com apurações do TV Foco e informações do portal Âmbito Jurídico, o trabalhador ou consumista não podem recuperar a conta excluída, caso haja o descumprimento de algumas normas.
No entanto, caso o consumidor ou o entregador tenham a conta excluída de forma indevida é possível recuperá-la.
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Dois alertas
Primeiramente, as normas do iFood trazem dois alertas que podem bloquear a conta de usuários ou entregadores. Veja:
- Descumprimento das normas: Comportamentos impróprios com o cliente, colegas ou funcionários da empresa e uso de contas múltiplas ou compartilhadas;
- Fraudes: Manipulação dos dados e sistema na empresa, realização de pedidos falsos e cancelamentos excessivos.
Desse modo, a empresa analisa cada caso de acordo com a gravidade e o histórico do usuário para tomar a decisão da exclusão da conta.
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Excluída injustamente
Porém, caso. a conta seja excluída indevidamente, o iFood oferece a possibilidade do entregador de contestar a decisão.
Para isso, o entregador deverá seguir alguns passos. Veja:
- Primeiramente, acesse o aplicativo;
- Em seguida, entre em contato com o suporte através do gestor de pedidos;
- Por fim, aguarda a resposta da empresa.
Projeto Segunda Chance
Além disso, a empresa oferece o projeto segunda chance, em que dá a possibilidade para que o entregador prove que o caso de expulsão foi um caso isolado.
- Para isso, o entregador deverá preencher um formulário no aplicativo e explicar o ocorrido;
- Em seguida, o mesmo terá que se comprometer a seguir as regras da empresa;
- Por fim, espere a avaliação do iFood.
Porém, caso nenhuma das alternativas funcionem, o entregador poderá procurar ajuda jurídica, que poderá avaliar o caso.
Considerações finais
Em suma, o iFood pode excluir a conta de um entregador, caso o mesmo não cumpra as normas da empresa ou aplique fraudes.
Veja mais notícias envolvendo o iFood clicando aqui.
Como criar o código de entrega do iFood?
Por fim, neste mês, o iFood lançou uma novidade para os usuários: agora, cada um poderá criar a sua chave de segurança. Veja como:
- Primeiramente, abra o aplicativo do iFood;
- Em seguida, selecione “Meu código de entrega” na lista de opções disponíveis;
- Clique “Alterar meu código”;
- Por fim, defina o seu código personalizado.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]