Tralli confirma novo decreto do INSS que atinge 4 milhões de idosos
O âncora César Tralli confirmou novo decreto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante o Jornal Hoje, em fevereiro, e atingiu mais de 4 milhões de contas de idosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, segundo informações do telejornal, o INSS convocou cerca de 4,3 milhões de beneficiários nascidos em janeiro, fevereiro e março para realizar a prova de vida anual.
Para aqueles que não sabem, a prova de vida é o cruzamento de dados para comprovar que o beneficiado está vivo e pode continuar recebendo os auxílios do órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa maneira, já foram notificadas 3.089.043 pessoas nascidas em janeiro e fevereiro. Em fevereiro foi a vez dos nascidos em março.
“Agora é a vez dos nascidos em março, cerca de R$1,2 milhão, que vão começar a receber as mensagens”, informou a reportagem do Jornal Hoje.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, a notificação é feita via aplicativo “Meu INSS”, pela Central 135, ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetivada.
Desse modo, os segurados que receberem a notificação devem procurar o Meu INSS ou o banco onde recebem o benefício para fazer a comprovação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, passados 60 dias após as notificações via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, não havendo a prova, o pagamento do benefício poderá ser bloqueado.
Portanto, neste período, o segurado pode realizar a prova de vida no aplicativo ou site Meu INSS, rede bancária ou se dirigir a uma agência do INSS.
Entretanto, a prova de vida para servidores públicos federais inativos e pensionistas da União é feita somente nos aplicativos sougov.br e gov.br.
Porém, o procedimento deve ser realizado no mês de aniversário do servidor/beneficiário.
O que vale como comprovante de prova de vida no INSS?
- Acessar o aplicativo Meu INSS ou apps que tenham certificação e controle de acesso
- Atendimento em Agência da Previdência Social
- Receber pagamento de benefício com biometria
- Fazer empréstimo consignado com biometria
- Fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico)
- Os segurados ainda podem realizar a prova de vida presencialmente, em agências bancárias e unidades do órgão previdenciário.