É oficial! Decreto do INSS confirma 1 atitude que suspende a aposentadoria em 2025 e você precisa saber quanto antes
O pagamento da aposentadoria é um dos momentos mais esperados pelos aposentados e pensionistas do INSS. Afinal, o dinheiro na conta traz um alívio financeiro e que deixa a todos respirando mais aliviados.
Todavia, um decreto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) traz 1 atitude que está suspendendo a aposentadoria de muita gente e você precisa saber agora mesmo para não passar pelo mesmo. Aliás, o presidente Lula (PT) e Fernando Haddad, ministro da Fazenda, estão cientes da situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do portal Agência Gov, traz à tona maiores detalhes a respeito do assunto e detalha o decreto do órgão do Governo Federal.
Suspensão do pagamento
Em suma, a grande realidade é que o INSS alerta aos segurados que fiquem de olho ao prazo para sacar os benefícios na rede bancária. O fato é que, caso eles não sejam sacados até 60 dias depois da data para o pagamento, eles são devolvidos pelo banco a autarquia.

É importante mencionar ainda que, a devolução depois do prazo de 60 dias se trata de uma medida de segurança criada para evitar o pagamento indevido e tentativas de fraude, como é o caso do saque do benefício de segurado já falecido.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alívio financeiro imediato: Decreto em vigor no INSS traz 4 passos infalíveis para desbloquear extra em 2025
● Confirmado na Globo: INSS crava antecipação histórica aos idosos 60+ nesta sexta-feira (11)
● Tchau, aposentadoria aos 60 e 65 anos: 3 passos para garantir benefício do INSS de forma antecipada
De acordo com a regra, a instituição bancária devolve o valor ao INSS, que por sua vez, suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação.
Como regularizar o benefício?
Em caso de esquecimento, por exemplo, o beneficiário deve solicitar o ‘pagamento de benefício não recebido’ no Meu INSS (site ou aplicativo) ou por meio do telefone 135.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao entrar no Meu INSS, o usuário precisará fazer login usando seu CPF e senha. A partir daí basta procurar o serviço ‘Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido’.
Ademais, é possível ainda fazer a solicitação do serviço pela Central Telefônica 135. A mesma funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. A ligação é gratuita para telefones fixos e celulares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
- INSS suspende pagamentos de aposentadorias não sacadas em até 60 dias após a data de liberação;
- Objetivo é evitar fraudes, como saques indevidos por terceiros (ex.: beneficiários falecidos);
- Benefícios devolvidos aos cofres do INSS exigem regularização pelo segurado para liberação;
- Assim, aposentados devem marcar no calendário o prazo de saque para evitar transtornos.
Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
O que é INSS e quais suas funções?
Em suma, a autarquia federal vinculada ao [Ministério da Previdência Social] com a missão de promover o reconhecimento de direito ao recebimento de benefícios administrados pela Previdência Social, assegurando agilidade, comodidade aos seus usuários e ampliação do controle social.