e agora

12M paulistas atingidos: Decreto de Tarcísio ao metrô de SP arma fim da linha 1-Azul como a conhecemos

Tarcísio de Freitas anuncia novas linhas de metrô em SP (Reprodução - Internet)

Tarcísio de Freitas anuncia novas linhas de metrô em SP (Reprodução - Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um decreto oficializado por Tarcísio de Freitas coloca em cheque a forma como conhecemos a famosa linha 1-Azul

Tarcísio de Freitas, Governador do Estado de São Paulo, desde o momento em que iniciou seu mandato dentro do Governo paulista, passou a implementar políticas de parceria privada para o metrô e outros produtos estatais e é isso que vai acontecer com a famosa linha 1-Azul.

Nós conhecemos a linha 1-Azul do Metrô de São Paulo sendo gerenciada e organizada pelo Estado, comandado pelo Governador Tarcísio de Freitas, mas, com a ideia da privatização dela, isso pode ser o fim da linha como conhecemos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações do portal Poder 360 em abril desse ano, o Governador Tarcísio planeja leiloar a linha-1 Azul do Metrô paulista em 2025. A ideia é fazer a concessão do trecho, que corta a capital paulista de norte a sul, em um pacote com uma nova linha de metrô a ser construída pela empresa vencedora.

“A ideia é que ano que vem a gente possa levar a leilão a Linha 1 junto com a Linha 20”, disse Tarcísio durante evento que marcou o início dos estudos para a construção da estação ABC da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). 

A linha 1-Azul é a mais antiga e uma das principais do sistema metroviário paulista. Denominada originalmente Linha Norte-Sul, liga as estações Tucuruvi a Jabaquara. Esta foi a 1ª linha construída pelo Metrô, iniciada no final da década de 1960 e inaugurada em 1974, tendo sido também a primeira linha de metropolitano a ser construída no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da 1-Azul, estão sendo estudadas concessões das linhas 2-Vede e 3-Vermelha do Metrô, também em pacotes com projetos de construção de duas novas linhas: a 16-Violeta, da região dos Jardins até a Cidade Tiradentes, e a 19-Celeste, que irá do centro de São Paulo até Guarulhos.

“A gente está tratando, estudando muito a questão das concessões das linhas CPTM e metrô. Nesse objetivo, por exemplo, no caso das linhas de Metrô, a gente está estudando a possibilidade de fazer a concessão da Linha 3 com a Linha 16 para atender a Zona Leste de São Paulo. A Linha 2, que também é uma prioridade, viria junto com a Linha 19”, disse.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUANTAS PESSOAS TEM EM SÃO PAULO?

São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil, com 11.451.245 habitantes. O dado faz parte do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile