Surpreendente!

Fim do chip: Decreto de gigante obriga Claro, Tim e Vivo a colocarem substituto em vigor às pressas no Brasil

20/03/2024 às 12h14

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Decreto obriga Claro, Tim e Vivo a colocarem substituto em vigor (Reprodução/Canaltech)

Fim do chip obriga operadoras a colocarem novo substituto em aparelhos do Brasil

Decreto surpreendente sobre o fim do chip físico obriga as gigantes Claro, Tim e Vivo a colocarem substituto em vigor às pressas no Brasil, deixando milhões de clientes chocados com a nova mudança que será implantada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, de acordo com um estudo feito pela Juniper Research, o chip físico tem caído cada vez mais em desuso, revelando que grande número se pessoas utilizando a tecnologia eSIM em seus celulares. O SIM Virtual permite que os usuários utilizem mais de uma linha e conexão em um único chip, que já vem integrado dentro dos dispositivos.

Os dados revelaram que que 1,2 bilhão de linhas telefônicas utilizam este tipo de artifício nos aparelhos. Entretanto, a expectativa para os próximos anos é que este número quase triplique em relação aos últimos dados, obtidos em 2021, fazendo com que as grandes operadoras se adaptem com a nova tecnologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa é que metade dos 8,05 bilhões de linhas ativas existentes em todo o mundo passem a operar por meio de eSIM. Vale ressaltar que essa tecnologia não se limita em celulares ou tablets conectados a uma rede, ele permite que diversos aparelhos possam usar a conexão, como geladeiras inteligentes.

No entrando, essa nova modalidade só está disponível para aparelhos vendidos nos Estados Unidos. Na Europa e na Ásia o uso de eSIM vem ganhando adeptos e a tendência é que mais operadoras e fabricantes de smartphone adotem essa prática ao longo dos próximos meses. No Brasil, o uso de eSIM já é possível em dispositivos como smartwatchs e, portanto, é de se esperar que isso se torne uma tendência por aqui também com a chegada do 5G.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, a famosa marca Apple, já adotou a tecnologia e decretou que a partir do IPhone 14 e suas variações, os dispositivos não contarão com entradas para SIM físicos. Ou seja, a partir de agora, os dispositivos da fabricante terão apenas espaço para o eSIM.

De acordo com a marca, o uso de eSIM proporciona mais segurança para os consumidores, uma vez que em caso de perda ou furto do aparelho o chip não é comprometido. Nesse caso, basta o usuário entrar em contato com a operadora e solicitar o bloqueio.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual é a operadora mais utilizada no Brasil?

Segundo a Anatel, a Vivo é a operadora com maior com quantidade de assinantes dos serviços de telecomunicações. Em segundo lugar, vem a Claro e, em terceiro, a TIM. No entanto, a Claro que oferece uma gama variada de serviços é considerada a maior operadora da América Latina, possui 71,8 milhões de clientes no Brasil, sendo a segunda maior operadora local.

Evolução do SIM (Reprodução/Professor do IPhone)

Evolução do SIM (Reprodução/Professor do IPhone)

Dispositivo migrando para o eSIM (Reprodução/Vivo)

Dispositivo migrando para o eSIM (Reprodução/Vivo)

Operadoras do Brasil (Reprodução/Olhar Digital)

Operadoras do Brasil (Reprodução/Olhar Digital)

chip
claro
Destaque
eSIM
operadora
Tim
vivo

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.