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Decreto de Tarcísio em SP traz fim de uma era na linha 1-Azul do metrô e gera tensão em paulistas

Decreto em SP traz fim de uma era na linha 1-Azul do metrô (Foto: Reprodução/ UOL, Renato Lobo/ Via Trolebus)

Decreto em SP traz fim de uma era na linha 1-Azul do metrô (Foto: Reprodução/ UOL, Renato Lobo/ Via Trolebus)

O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, crava decreto com fim de uma era na linha 1-Azul do metrô

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou um decreto que crava o fim de uma era na Linha 1-Azul do Metrô no próximo ano causando uma grande tensão nos paulistas.

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Tarcísio afirmou que pretende privatizar a linha 1-Azul. Conforme o governador, a concessão será feita no mesmo leilão que definirá a empresa responsável por construir e operar a futura Linha 20-Rosa.

Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o portal ‘O Globo’, Tarcísio falou sobre o novo plano no dia 08 de abril deste ano, durante o anúncio de uma nova estação na Linha 10 (Turquesa) do metrô.

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“Nossa ideia é que ano que vem levaremos a leilão a Linha 1 junto com a Linha 20, que é um sonho antigo da região do ABC que é ter o metrô chegando aqui”.

“Vamos analisar todas as estações para ver o que precisa ser “repotencializado” e também a reforma das linhas da CPTM que estão operando hoje”, disse o governador.

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Tarcísio de Freitas arma fim de era no metrô de SP (Foto: Agência Brasil)

Projetos de expansão e modernização

A Linha 1, inaugurada em 1974, foi a primeira do Metrô de São Paulo e liga a Zona Norte à Zona Sul, passando pelo Centro da cidade.

Já a Linha 20 é um projeto antigo que nunca saiu do papel, mas pretende conectar bairros da Zona Oeste, como a Lapa, a cidades do ABC, como São Bernardo do Campo e Santo André.

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Durante o anúncio de uma nova estação da Linha 10-Turquesa da CPTM, Tarcísio afirmou que o governo também irá revisar a estrutura das linhas atuais. Assim, sendo parte de um plano de modernização e expansão do transporte público.

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Linha 1-Azul do metrô de SP (Foto: Reprodução / Internet)

Modelo de concessão

A estratégia do governador é privatizar linhas já existentes em conjunto com a concessão de novas. Assim, garantindo que a empresa vencedora tenha fluxo de caixa enquanto constrói a linha recém-planejada.

Um exemplo é o recente leilão do Trem Intercidades Campinas, combinado com a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM. O consórcio vencedor acabou sendo formado pelo Grupo Comporte e pela empresa chinesa CRRC Sifang.

Dessa forma, o próximo passo será conceder a Linha 3-Vermelha, que transporta o maior número de passageiros, com a Linha 16-Violeta, ainda em estágio inicial de planejamento.

Outras combinações incluem a Linha 2-Verde com a Linha 19-Celeste, que conectará o Centro de São Paulo a Guarulhos.

Metrô de SP (Reprodução/Internet)

Meta até 2026

Afinal, qual o motivo das privatizações no metrô?

A principal razão para a privatização é a situação financeira das empresas públicas. Em 2022, a CPTM registrou um prejuízo de R$ 432 milhões, enquanto o Metrô perdeu R$ 1,16 bilhão.

A queda no número de passageiros durante a pandemia agravou a crise, já que a principal fonte de receita dessas empresas é a tarifa.

Considerações finais

Com as privatizações, o governo espera melhorar a qualidade do serviço, viabilizar a expansão da malha ferroviária e aliviar as contas públicas, garantindo um transporte mais eficiente para a população.

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Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

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