URGENTE!

140 remédios proibidos e 7 farmácias lacradas: 2 decretos da ANVISA paralisam mundo da saúde por risco FATAL

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Farmácia, remédios e Anvisa (Fotos: Canva / Marcelo Camargo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa decretou a proibição de 140 remédios devido a risco e 7 farmácias foram lacradas por irregularidades

Em março de 2022 e setembro de 2023, a Anvisa realizou dois decretos que paralisaram o mundo da saúde por conta do risco fatal envolvendo remédios.

Nesta quinta-feira, 23, iremos recordar a proibição de 170 remédios e até 7 farmácias que foram lacradas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 03 de fevereiro de 2022, a enfermeira Mara Abreu morreu por uma hepatite fulminante ligada ao uso de cápsulas emagrecedoras.

A enfermeira morreu após ter complicações seguido de um transplante de fígado, que teria sido necessário devido ao uso de cápsulas de um chá emagrecedor.

Desde então, a Anvisa passou a analisar diversas cápsulas emagrecedoras e decretou a proibição de 140 remédios, segundo o G1.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As cápsulas emagrecedoras tornaram-se comuns entre as mulheres que buscam perder peso de forma rápida e fácil.

Mas, nem sempre as cápsulas possuem efeitos positivos no corpo e, ao invés de trazer resultados positivos, podem provocar doenças ou até a morte.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por exemplo, outro caso é o da cantora Paulinha Abelha, do Calcinha Preta, que também poderia estar ligada ao uso destes tipos de medicamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fato foi revelado pelo marido da cantora durante uma entrevista ao Fantástico, da Globo.

Porém, mesmo com a proibição da Anvisa, é comum encontrar as cápsulas para emagrecimento no mercado, segundo o G1.

Em nota, a Anvisa disse que qualquer produto que faça alegações terapêuticas deve estar autorizado pela agência como medicamento.

“Por lei, os medicamentos só podem ser comercializados por farmácias e drogarias, independentemente da categoria (sintético, biológico, fitoterápico, homeopático, dinamizado, entre outros”, disse a agência ao G1.

Remédios (Foto: Reprodução / Canva)

LISTA DE MEDICAMENTOS

Os 140 remédios proibidos pela Anvisa são:

FARMÁCIAS

No dia 27 de setembro do ano passado, a Anvisa interditou ao menos sete farmácias de manipulação que estavam comercializando de forma irregular alguns medicamentos.

De acordo com o portal O Tempo, ao todo foram apreendidos 1 milhão de frascos de produtos injetáveis, como emagrecedores, hormônios esteróides, redutores de medidas corpóreas e preenchedores estéticos.

Desse modo, a Anvisa decidiu interditar as farmácias que descumpriam as regras, como esterilidade, controle de qualidade e origem dos insumos.

Isso porque, os consumidores poderiam ter riscos em suas saúdes, uma vez que não sabiam o que estavam consumindo.

“Esse tipo de conduta põe em risco a saúde dos consumidores, uma vez que tais produtos estão fora dos padrões de qualidade e, portanto, são impróprios para o consumo”, disse a agência.

Alguma das farmácias vendiam remédios de maneira similar às indústrias farmacêuticas, mas sem registro. Alguns estabelecimentos estavam em São Caetano do Sul, São Paulo,Santa Catarina e na Bahia.

Não há como saber se houve pronunciamento, uma vez que os nomes não foram divulgados.

Farmácia (Foto: Reprodução / Canva)

COMO FAZER UMA DENÚNCIA NA ANVISA?

Para realizar uma denúncia, a Anvisa recomenda entrar com a Vigilância Sanitária de seu município ou com a própria agência mesmo, por meio da Ouvidoria.

Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile