Saiba todos os detalhes sobre a falência de montadora de carros, que simplesmente foi confirmada na TV
No ano de 2016, foi noticiado no Jornal da Band, a falência de uma grande montadora de carros, que podia ser considerada, inclusive, como rival da gigante Fiat.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, o fim da empresa foi confirmado no horário nobre da TV, na época, e vocês ficam sabendo de todos os detalhes nesta quinta-feira (28).
Pois bem, estamos falando de nada mais, nada menos que a empresa de carros Karmann, que decretou a sua falência. Para quem não sabe, a empresa ficou famosa nos anos 60 com o carro Karman Gear. Empresa foi fundada em 1901 e tem cerca de 8 mil funcionários espalhados pelo mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, na época, no Jornal da Band, foi então noticiado que: “A empresa de carros Karmann decretou falência. A empresa é dona de uma das marcas mais famosas de carro de todos os tempos aqui no Brasil, a Carmanguia. No Brasil, a empresa ficou famosa por fabricar para o Volkswagen o Carman Guia, que fez muito sucesso nos anos 60 e 70”, disse.
E então seguiu dando detalhes: “A empresa, fundada em 1901, tem cerca de 8 mil Funcionários pelo mundo, sendo 3.400 na Alemanha. A Karmann disse que o pedido de falência é uma medida para garantir o futuro dos trabalhadores e, sob proteção estatal, buscar um plano de reestruturação”, pontuou, em 2016.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois bem, é muito importante deixar claro que, conforme o que foi noticiado pelo portal AutoData, chegou ao fim imbróglio que se arrastou por sete anos, desde o decreto da falência da Karmann-Ghia em São Bernardo do Campo, SP, em 23 de novembro de 2016. Os pagamentos de salários atrasados e verbas rescisórias aos cerca de seiscentos trabalhadores da época, iniciado em 2022, já foi concluído em dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o que foi informado, segundo o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Carlos Caramelo, que acompanhou o drama dos operários desde o início, a Karmann-Ghia foi vítima de sucessivos golpes, o que dificultou encontrar uma solução de curto prazo para a fabricante de autopeças e seus funcionários.
O que aconteceu com a empresa Karmann?
“Quando pensávamos que alguém assumiria a empresa e os trabalhadores poderiam voltar a trabalhar ou, então, ao menos receber seus direitos, surgia mais um revés. Novos investidores anunciavam a penhora de alguma máquina como garantia para obter um empréstimo e depois descobríamos que o equipamento já havia sido penhorado antes”, disse.
“Ou então eles conseguiam recursos e simplesmente desapareciam da empresa. A Karmann foi alvo de muita bandidagem”, pontuou. E empresa, por fim, teve sua falência decretada.