Urgente: a definição do salário mínimo para os trabalhadores brasileiros para os anos de 2024, 2025 e 2025, choca a todos
Sabemos que atualmente no Brasil grande parte da população se sustenta apenas com o salário mínimo. Dito isso, uma notícia de extrema importância acaba de cair como uma bomba no colo do trabalhador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para melhor entender, acontece que a definição do salário mínimo para os anos de 2024, 2025 e 2026, é de deixar qualquer um em estado de choque.
Para melhor entender, recentemente aconteceu uma reunião com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), e nesta ocasião, os representantes de Centrais Sindicais entregaram uma proposta conjunta de Política Nacional de Valorização do Salário Mínimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, foi pedido ao Governo Federal para que seja analisado dois pontos de extrema importância para a definição do salário mínimo dos próximos anos, são eles: inflação do ano anterior e PIB dos anos anteriores.
Além disso, foi feito um pedido para que o Governo aplique um aumento extra de 2,4% ao ano, a partir do ano de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, foi entregue um documento que está formalizado que o pedido já foi entregue ao Ministro Luiz Marinho, e que ele deverá repassar a ideia ao presidente Lula.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Com essa política de valorização e supondo que o PIB cresça igual ou abaixo da média histórica desde o Plano Real (2,4% aa), seriam necessários 28 anos para que se retornasse ao valor real do salário mínimo no ano de sua criação”, diz parte do texto.
“Além disso, seriam necessários 34 anos para que seu valor atingisse 50% do Salário Mínimo necessário do DIEESE (R$ 3.273,89). Desse modo, garante-se que ao final do período da política, independente dos ciclos econômicos, se chegará ao valor definido, o que ocorrerá, mas rapidamente, com a aplicação do aumento real do PIB nos anos em que ele crescer acima dos 2,4% a.a.”, complementa.
O que Lula falou a respeito da definição?
Vale dizer que em recente entrevista, Lula ressaltou: “Já combinamos com movimentos sindicais, com Ministério do Trabalho, com o ministro Haddad, que vamos, em maio, reajustar para R$ 1.320 o valor do salário mínimo”, disse Lula, sobre o valor do salário mínimo ainda em 2023.
“Nós vamos estabelecer nova regra para o piso, levando em conta, além da reposição da inflação, o crescimento do PIB, porque é a forma mais justa de distribuir o crescimento da economia”, completou o presidente.
Vale salientar que nova regra da política nacional de valorização, se aceita, valeria a partir do próximo ano.