Santander está deixando todos os bancários revoltados, ao anunciar o fechamento de diversas agências pelo Brasil. Isso porque gera uma série de demissões de seus funcionários
O Santander anunciou o fechamento de agências, o que gerou uma grande revolta dos bancários, por conta das diversas demissões que ocorreram. Nos últimos anos está se tornando cada vez mais frequente o fechamento de alguns estabelecimentos por parte dos bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As instituições financeiras são fundamentais na vida de um cidadão, já que hoje em dia conta com a grande maioria de seu dinheiro. Portanto, sempre quando há encerramento das atividades, prejudica parte dos clientes, principalmente aqueles que estavam mais próximos ao local.
De acordo com o portal ‘Afubesp’, dentre os meses de março de 2023 e março de 2024, o Santander fechou 374 pontos de atendimento. Dentre eles estavam agências físicas, postos de atendimento bancários e lojas. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram 89 unidades fechadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o banco terminou o ano de 2023 com a marca de 55.210 funcionários, isso porque criou 1.654 vagas de empregos. Mas mesmo assim terminou com uma redução no número de trabalhadores, muito por conta dos fechamento, já que não são todos que conseguem a realocação.
Esses encerramentos das agências, ainda segundo o site, vai contra os números que o Santander vem registrando nos últimos meses. No primeiro trimestre de 2024, a instituição financeira registrou um Lucro Líquido Geral de mais de R$3 bilhões, um aumento de 41% em relação ao mesmo período de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o Lucro Líquido Contábel também representou um crescimento de 42% nos últimos 12 meses. Já o retorno sobre o patrimônio do banco, teve um aumento de 3,5%, ou seja, apenas números positivos nos últimos dados divulgados pela instituição.
Lucro junto com fechamentos revolta os bancários
A Afubesp é uma Associação que defende os funcionários do Santander, sejam eles aposentados ou não. A dirigente da associação, Wanessa Queiroz, mostrou seu claro descontentamento com os fechamentos das agências por parte do Santander.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Saque acima dos R$ 2 mil: Caixa convoca idosos 60+ para receberem EXTRA do INSS e salvar o bolso em novembro
● Alerta hoje (16): Nova lei de trânsito imperdoável tem reclusão de até 5 ANOS e cassação da CNH
● Descanse em paz, Lacta: 3 chocolates amados no Brasil sofrem com ADEUS devastador em supermercados
“Mesmo com esses resultados impressionantes, o banco reduziu postos de trabalho no trimestre, fechou agências, com o novo modelo implementado, batizado de Multicanalidade”, destacou a especialista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, revelou que esses fechamentos não atingem somente os funcionários, que acabam perdendo seus empregos, mas também os clientes. Isso porque o serviço é substituído pelo digital, mas não são todos que possuem esse acesso com tanta facilidade.
“Além dos trabalhadores demitidos, os clientes também sofrem com a política de fechamento de agências imposta pelo Santander. O atendimento presencial nas agências está sendo substituído por canais digitais com foco em clientes com maior poder aquisitivo. É fundamental que o banco exerça seu dever enquanto concessão pública e ofereça atendimento de qualidade para todos, sem distinções por renda”, encerrou Wanessa.
Quando o Santander foi fundado?
O Santander, um dos principais bancos instalados no Brasil, surgiu no ano de 1857, na Espanha. Porém, a sua versão do Brasil está presente desde 1982, com a sede na cidade de São Paulo.