Emissora de TV chegou ao fim após receber denúncias de canais concorrentes; dono utilizou prática ilegal para faturar
A TV brasileira já contou com a programação de uma emissora que tinha tudo para ser uma das maiores do país, mas que acabou tendo um fim escandaloso. A empresa chegou à falência após a identificação de irregularidades em sua criação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A TV Caracol surgiu em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, e era mantida pela Fundação Cultural de Radiodifusão Educativa do Estado de Santa Catarina, de propriedade de Douglas de Macedo de Mesquita.
De acordo com o Jornal do Brasil, a emissora começou a operar em 1992 pelo canal 2 VHF analógico, mas não durou nem um ano no ar. Mesquita foi acusado de utilizar a companhia estatal Telecomunicações de Santa Catarina, da qual também era o então presidente, para montar o canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa ação seria indevida na época, já que ele teria utilizado a estrutura e recursos provenientes da Telesc para comprar equipamentos e construir um prédio.
Além disso, a Caracol começou a dedicar sua programação à finalidade comercial, exibindo propagandas nos intervalos. Como era um canal educativo, as outras emissoras denunciaram a prática, encerrando de vez sua operação, em 26 de abril de 1993, promovendo uma demissão em massa dos funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA
Santa Catarina tinha autorização para instalar sua primeira emissora educativa desde 1980. Douglas de Macedo de Mesquita passou a operar a TV Caracol como retransmissora da TVE RJ, que também tinha foco educativo no Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 7,62BI na mesa: Rival n°1 da Netflix encerra serviço crucial e anuncia fusão com gigante dos streamings
● A atitude de William Bonner, do Jornal Nacional, com garçom em restaurante deixa o Brasil perplexo
● Estrela da Globo revela o que Roberto Carlos não suporta de jeito nenhum e proibição no palco: “Não podia”
O QUE ACONTECEU COM A TV CARACOL?
A concessão do canal foi passada à Fundação Catarinense de Difusão Educativa e Cultural Jerônimo Coelho, criada pelas universidades Federal e do Estado de Santa Catarina. Em dezembro de 1994, a Anhatomirim TV Educativa, posteriormente TV Cultura SC, surgiu e utilizou os equipamentos da extinta TV Caracol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE