Banco tradicional brasileiro acabou dando adeus após fusão com o Itaú depois de 84 anos de existência e notícia abalou o setor financeiro deixando milhares de correntistas surpresos com a novidade
O Brasil conta com uma infinidade de instituições financeiras espalhadas em todo território nacional, sendo que muitas delas estão há anos operando no país atendendo a milhares de correntistas.
Porém, apesar de ser um negócio extremamente lucrativo, muitos desses nomes acabaram sucumbindo a ponto de se afundar em dívidas, fechar as suas portas e até mesmo a enfrentar o terror da falência. Em contrapartida, outros decidiram se fundir a rivais para conseguir se manter ainda mais forte no mercado.
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Como ocorreu entre os anos de 2007 a 2009, quando um importante banco tradicional brasileiro, teve seu um fim marcado por demissões em massa de chefões e até mesmo uma poderosa fusão com o banco Itaú, após 84 anos de existência.
História e renome
Trata-se do Unibanco, cujo qual iniciou sua história em 1924 e seu idealizador foi o comerciante João Moreira Salles, que o nominou a princípio como Seção Bancária da Casa Moreira Salles.
Em 1933 Walther Moreira Salles, filho mais velho do patriarca, assumiu o comando da Casa Bancária Moreira Salles. Em abril de 1967, ele teve sua primeira fusão com o Banco Agrícola Mercantil, também conhecido como Agrimer, do Rio Grande do Sul, o qual possuía uma rede de aproximadamente 120 agências.
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Tal fusão foi impulsionada pelo fato de ambos os bancos terem redes bem distintas de agências, além das safras agrícolas serem em períodos distintos, ampliando as oportunidades de financiamento. O nome finalmente foi mudado para União de Bancos Brasileiros, que na junção resulta em UNIBANCO.
Sua sede foi transferida para o Rio de Janeiro, formando uma rede de 330 agências, em 10 estados brasileiros.
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Em 1975, todas as empresas do conglomerado recebem o nome Unibanco e, em 1983, o banco mudou sua matriz operacional para o Edifício Unibanco, na cidade de São Paulo, conhecido prédio ao lado do Shopping Eldorado e perto do Jockey Club.
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Inovações e pioneirismo
O Unibanco, por sua vez, passou a se destacar no mercado financeiro brasileiro por sua inovação ao criar o Banco1.net, primeiro banco brasileiro sem agências, com transações exclusivamente via internet, telefone e caixas eletrônicos.
Ele também criou o cartão de crédito sem plástico, chamado e-Card, exclusivamente para compras via internet.
Vale fizer que ele também ficou conhecido e formado tradicionalmente por aquisições históricas, sendo as mais conhecidas a do:
- Banco Nacional (1995)
- Banco Bandeirantes (2000)
Demissões em massa e crise
Mas, no ano de 2004, em meio a uma crise de identidade, tendo Pedro Moreira Salles assumido sua presidência executiva, o banco acabou sofrendo fortes mudanças de marca, posicionamento e estratégias.
De acordo com o portal Wiki, durante esse turbilhão foram executadas as demissões em massa de praticamente TODOS os seus executivos com mais de 10 anos de banco e sem muito critério.
No ano de 2005, as mudanças pareciam ter surtido resultado, refletido na valorização de suas ações na Bovespa (atual B3), onde o Unibanco alcançou aumento de cerca de 75% na sua cotação no segundo semestre de 2005, embora o sucesso vinha de uma tesouraria não muito ortodoxa.
Quando que o banco UNIBANCO se fundiu ao Itaú?
Em meados de 2007, o banco ainda permanecia sob controle familiar (Moreira Salles) e era presidido pelo neto do fundador, Pedro Moreira Salles.
Mas com a crise de 2008, ele acabou sendo o único grande banco brasileiro com rumores de “se abater com problemas de liquidez”, porém essas afirmações não passavam de meras especulações, conforme os mesmos divulgaram na época.
No dia 3 de novembro de 2008, Itaú e Unibanco finalmente anunciaram a fusão das operações financeiras, formando o Itaú Unibanco Banco Múltiplo, a maior holding financeira do hemisfério sul, e entre as vinte maiores do mundo.
No ano de 2009, a fusão foi aprovada pelo Banco Central e em 2010, foi aprovada pelo CADE. Vale dizer que no mesmo ano foram concluídas a integração das agências que resultou na extinção da marca Unibanco pelo Itaú, chegando assim no que conhecemos do banco hoje.
Situação dos clientes:
É bom destacar que essa fusão não mudou em nada para os quase 15 milhões de clientes na época.
O único ponto negativo, pela visão de mercado, é que a concorrência acabou diminuindo, o que também diminuiu a oferta de bancos, como podem ver no vídeo abaixo:
De acordo com o Estadão, neste ano de 2024, o banco Itaú Unibanco espera que a margem com clientes cresça entre 4,5% e 7,5% e que o resultado da tesouraria fique entre R$ 3 bilhões e R$ 5 bilhões, conforme informações do Broadcast.