Após mais uma demissão na Globo, a empresa faz grave denúncia e acaba desmascarando farsa com âncoras envolvidos
E mais uma vez a Globo, a famosa emissora dos Marinhos, está no centro de todos os holofotes ao se tornar notícia em meio aos veículos de comunicação.
Agora, a demissão de um grande nome acaba gerando uma grave denúncia da Globo e empresa tem farsa com âncoras desmascarada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do portal Notícias da TV, e de acordo com a fonte, a Globo denunciou uma empresa que vendia eventos de jornalistas sem autorização.
Vamos aos detalhes! Segundo o que foi informado, a empresa Dialethos estava exercendo a prática de oferecer os jornalistas da Globo para eventos sem autorização dos profissionais.
Por meio do seu site oficial, a Dialethos vendia grandes nomes da empresa como Sandra Annenberg, Ana Paula Araújo, Heraldo Pereira, Nelson Araújo, dentre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Dialethos se descreve como uma empresa que tem o intuito de agilizar e facilitar o trabalho de sua Empresa na contratação de um palestrante.
Simplesmente, por meio da sua divulgação, a empresa anunciou que André Trigueiro comandaria talk shows corporativos, e Leilane Neubarth e Ana Luiza Guimarães fariam presença VIP.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, por meio da sua denúncia, a Globo deixa claro que muitos de seus profissionais não tinham nem ideia de que estavam sendo expostos pela empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A verdade é que tudo veio a tona após a demissão de um grande nome da casa, quando o Portal Notícias da TV publicou uma nota sobre a demissão da repórter Lívia Torres por ela ter apresentado um evento da CFB (Confederação Brasileira de Futebol) sem permissão da emissora.
Para quem não sabe, a jornalista acabou sendo demitida porque participou, sem autorização, de um evento transmitido pelo YouTube e pelo SporTV em que apareceu ao lado de marcas patrocinadoras da Copa do Brasil.
“A Globo informa que os jornalistas listados na matéria associados à empresa agenciadora de palestras nunca autorizaram o uso de seus nomes no catálogo da empresa e nunca se beneficiaram disso”, informou a Comunicação da Globo em nota enviada ao Notícias da TV.
Após toda a farsa vir a tona, o site Dialethos excluiu do seu catálogo os nomes dos jornalistas da Globo. Segundo a fonte, a suspeita é de que o site agia da seguinte forma:
Ao ser consultada sobre a disponibilidade de algum jornalista da Globo, o site respondia que a pessoa não contava com agenda disponível e oferecia outro nome realmente agenciado por ela.
A saber, até o presente momento, a empresa Dialethos não se pronunciou sobre o assunto.
A Globo proíbe a participação de jornalistas em eventos corporativos?
A resposta é clara e objetiva: não. A Globo não proíbe. Contudo, não pode haver vinculação a marcas nem transmissão por TV ou streaming, pois o direito de imagem da pessoa em questão, pertence à emissora.
Inclusive, são liberadas palestras para apresentadores e repórteres da área esportiva. Contudo, não é permitido que haja atuação como apresentador de evento ou talk show carece de análise e autorização da Globo.
Ainda de acordo com o Notícias da TV, a Globo conta com um documento, chamado Princípios Editoriais do Grupo Globo, que orienta a conduta de jornalistas.
Em tal documento, fala-se sobre condutas como citar ou curtir posts de empresas em redes sociais.
Inclusive, a orientação é de que evitem até pinar sobre política em grupos de WhatsApp, para evitar que vazem conversas que futuramente possam prejudicar ou o profissional, ou a emissora.