Análise: a contratação do veterano está em um patamar positivo ou negativo?
Prestes a completar três meses na Band, Faustão já teve de passar por muitas turbulências em um curto espaço de tempo. Só de 17 de janeiro até este momento, o programa sofreu inúmeras demissões, humilhação do SBT no Ibope e até um rombo milionário.
Não é novidade para ninguém que a intenção dos Saad é tomar o terceiro lugar do SBT, e, contratar um dos maiores apresentadores do país foi um passo em direção ao objetivo. Mas, diante da análise de audiência dos últimos tempos, será difícil eles levarem a melhor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, Faustão na Band começou a ser defasado com a baixa de seis bailarinas, que não foram substituídas até o momento. A saída das moças, muito provavelmente, foi influenciada pela crise que o programa vem passando.
Como se isso não bastasse, Leonor Corrêa, irmã do veterano, que atuava como uma das diretoras, também deixou o programa para se dedicar à dramaturgia da casa. Para piorar, nesta semana, Marcelo Madureira, responsável pelas cassetadas, teve sua demissão confirmada por Erlan Bastos, do Portal em OFF.
O humorista integrava o elenco do “Casseta & Planeta”, da Globo, e decidiu acompanhar Faustão na nova jornada. Mas, a breve parceria já chegou ao final e ele seguirá apresentando um programa na BandNewsFM.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ROMBO MILIONÁRIO
Justamente para dar espaço ao novo programa, a Band precisou tirar R.R. Soares do horário nobre e abriu mão de nada menos que R$150 milhões. É isso mesmo, o religioso pagava anualmente a quantia exorbitante para manter o “Show da Fé” no ar e não gerava gastos de produção, afinal, tudo era feito por ele.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Seguindo os mesmos passos de Renata Vasconcellos, Maju Coutinho deve ser a próxima a assumir JN; saiba motivo
● Eduardo Costa, Roberto Carlos, Gusttavo Lima e Silvio Santos: famosos são envolvido em escândalo de DNA
● Carolina Ferraz, Maitê Proença, Glória Vanique e Lair: famosos exigem milhões da Globo em briga nos tribunais
Em contrapartida, a programação religiosa zerava no Ibope, ou seja, não tinha retorno publicitário, diferentemente de Faustão, que possui forte apelo comercial e atraiu marcas milionárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
HUMILHAÇÃO DO SBT
E por falar em audiência, em suas primeiras semanas, por se tratar de uma novidade, Faustão realmente conseguiu derrubar o SBT e se consolidou no terceiro lugar por alguns dias. Mas, com o passar do tempo, o programa foi perdendo força e a Band segue sendo humilhada pelo canal de Silvio Santos na disputa pela audiência.
Para se ter uma ideia, o ex Globo fechou os primeiros dias com uma média de 8, e agora já não passa de 5. Enquanto isso, o SBT, por mais humilde que seja, garante o terceiro lugar do horário nobre com “Poliana Moça”, novela infantil que costuma marcar por volta de 7 pontos.
POR FIM… NEM POSITIVO, NEM NEGATIVO
Analisando o cenário até o momento, conclui-se que Faustão se encontra em um meio termo. Por mais que a Band tenha perdido milhões e a audiência não esteja das melhores, por ser um dos maiores do Brasil, o veterano atraiu marcas milionárias à emissora.
Um outro fator que o beneficia é certamente o fato de ser bem relacionado no mundo das celebridades, afinal, o canal dos Saad nunca recebeu figuras tão conhecidas na sede do Morumbi em um espaço tão curto de tempo, o que valoriza a visibilidade da casa.