TENSO!
Adeus após 75 anos de atividade: Demolição de hotel mais amado e n°1 de Fortaleza, CE, abala turistas
16/04/2025 às 14h40

Tudo o que você precisa saber sobre a demolição de um dos prédios mais amados do Fortaleza, no Ceará
Com nada mais, nada menos que 75 anos de história, a notícia da demolição de hotel mais amado e n°1 de Fortaleza, CE, abala turistas e vem dando muito o que falar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em síntese, a Prefeitura de Fortaleza já deu início ao processo de demolição do histórico edifício à beira-mar que abrigou o Iracema Plaza Hotel. Se trata do primeiro prédio erguido na orla da capital cearense.
De acordo com informações do portal UOL, antes de ser destruído, o “Copacabana Palace cearense”, como era conhecido, está sendo desmontado, em um processo que vai durar três meses e custar R$ 1,7 milhão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com 75 anos de história, o edifício São Pedro acabou sendo feito em formato de um barco, com sete andares e 200 apartamentos. Assim, as informações dão conta de que o hotel acabou sendo desativado no final da década de 1970. Em suma, o prédio acabou seguindo apenas com atividades residenciais, abandonadas em seguida.

“Ele tornou-se um símbolo de modernidade e qualidade para a cidade de Fortaleza até os anos 1980”, disse Mario Fundaro, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC (Universidade Federal do Ceará).
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Justiça confirma isenção na renovação da CNH para lista de idosos 65+

Além do Aniversário e Rescisão: Lei trabalhista libera +1 saque extraordinário do FGTS a CLTs

Lei em vigor do INSS garante aposentadoria antes dos 60 anos em 2 passos simples
“Assim, acho um erro, por ser uma perda de memórias, história, diversidades e oportunidades de projeto ou política pública. O valor histórico está na sua complexidade ao longo do tempo, se montando de acordo com as necessidades estruturais do prédio. Cada espaço conta momentos histórico”, completou.
COMUNICADO
Por fim, por meio de um comunicado, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará diz ter recebido com “surpresa” e “perplexidade” a notícia da demolição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Questiona-se as razões que explicam tamanho descaso com uma construção emblemática da paisagem urbana da capital cearense. Se havia interesse em preservá-lo, por que o prédio acabou abandonado por quem tinha responsabilidade em mantê-lo como patrimônio histórico e arquitetônico para as presentes e as futuras gerações?”, disse.

Assim, sem dúvidas, a demolição de um prédio importante como este, leva consigo um pedaço da história de Fortaleza.
QUANTOS HABITANTES TEM EM FORTALEZA, NO CEARÁ?
Em suma, Fortaleza, no Ceará, tem aproximadamente 2.428.708 habitantes, de acordo com dados do censo de 2022 do IBGE. A densidade demográfica é de 7.775,52 habitantes por milhão quadrado.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
Autor(a):
Rafael Silva
Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: lucas.rafael@otvfoco.com.br