FIM!
Embaixo da terra em 2024: Demolição de shopping rival do Anália Franco em SP por abandono choca paulistas
09/07/2024 às 15h40
Shopping rival do Anália Franco em São Paulo virou casa de usuários de drogas antes da demolição, que chocou diversos paulistas
Nesta terça-feira, 09, iremos recordar a demolição de um shopping rival do Anália Franco em São Paulo, que iniciou em 2015. Neste ano, o empreendimento está completamente demolido, mas ainda mexe com os paulistanos devido a antiga popularidade do local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diariamente, milhares de brasileiros vão até um shopping para aproveitar o tempo livre para comer, ir ao cinema, passear ou até mesmo fazer aquela compra esperada.
Desse modo, alguns locais marcam o coração da população, como foi o caso do Best Shopping, em São Bernardo do Campo, que durante anos foi um dos mais visitados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, no dia 22 de junho de 2015, a demolição do empreendimento começou após 14 anos de abandono, de acordo com informações do G1.
DEMOLIÇÃO
Na época, as obras para demolição ocorreram entre 50 a 60 dias com, aproximadamente, 800 caminhões para o entulho. Já o alvará de demolição foi concedido pela prefeitura municipal no dia 12 de junho de 2015.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Definimos a destinação dos resíduos e a supressão vegetal. Não vamos mexer nas árvores que estão no entorno do prédio, vamos retirar apenas as da área interna. Todas as que forem retiradas serão recuperadas. Quando houver danos às árvores será feita a compensação ambiental”, disse Marco Alexandre, advogado representante do empreendimento.
Para realizar a demolição do shopping rival ao Anália Franco, foi utilizado máquinas pneumáticas, que são mais silenciosas, para evitar encomodo aos moradores próximos ao local.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mãe de Suzane Von Richthofen manda recado chocante à filha em carta psicografada e faz pedido
● Falência, proibição da ANVISA e sumiço das prateleiras: 3 gigantes do chocolate tem luta no Brasil
● Fim do Big Mac e Coca-Cola: McDonald’s e +1 abandonam clientes e substitutos são convocados em país
“O custo dessa operação deve variar entre R$ 1,8 milhão a R$ 2,4 milhões. Todo o entulho da demolição será levado para o LARA – Central de Tratamento de Resíduos Ltda., que fica em Mauá”, disse Marco.
O primeiro passo para a demolição do shopping foi a retirada da carcaça de uma escada rolante, além da limpeza do prédio e a retirada de peças mais leves, como armação metálica do telhado, telhas, tubulações plásticas e de metal, vidros e ferragens.
HISTÓRIA DO EMPREENDIMENTO
O Best Shopping tornou-se um dos empreendimentos mais comuns para inúmeros paulistanos desde a sua fundação, que ocorreu em julho de 1986.
Porém, o local fechou as portas em janeiro de 2001 e o prédio virou abrigo de usuários de drogas, para skatistas, pichadores, grafiteiros, praticantes de esportes radicais e outros, segundo o G1.
“De 2002 a 2006 o prédio sofreu várias invasões, foi saqueado, furtaram fios elétricos, elevadores e os metais da escada rolante. Teve muita ação da polícia no local para a retirada dessas pessoas. Muitos chegaram a usar o espaço para fazer rituais macabros”, disse Zenilson Gurgel, último administrador do Best Shopping, entre os anos de 1996 a 2001.
Qual o ônibus que passa no Shopping Anália Franco?
O Shopping Anália Franco é um dos mais visitados em São Paulo. Desse modo, os cidadãos costumam se perguntar como fazer para chegar até o local.
De acordo com o portal Rome2Rio, é possível chegar através dos ônibus de inha 584 ônibus, linha 573 ônibus, táxi e carro.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]